De acordo com um novo estudo, ser tatuado pode aumentar suas chances de conseguir um emprego – dependendo do tipo de função que você precisar exercer. 

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-01

Esqueça o que sua mãe sempre lhe disse sobre ser tatuado e que isso seria uma responsabilidade enorme quando você fosse em busca de um trabalho. De acordo com um estudo apresentado recentemente na Conferência anual da Associação Britânica Sociológica, as tattoos podem até aumentar suas chances de ser contratado.

Uma coisa é fato: a maioria das pesquisas acadêmicas sobre tatuagens x local de trabalho sempre reportam os aspectos negativos no âmbito profissional, ainda são poucos os que mostram seus ‘benefícios’.

Embora essas pesquisas tenham sido deixadas para trás por muitos, ainda vemos muita resistência e conservadorismo. Mas, a sociedade tem que aceitar que cada vez mais pessoas estão em busca de arte original na pele.

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-03

A crescente popularidade das tatuagens é inegável. Em 1999, apenas 21 % dos lares norte-americanos tinham pelo menos uma pessoa da família tatuada. Em 2014, a margem subiu para 40%.

Um estudo realizado pela Universidade de St Andrews, no Reino Unido, procurou então determinar a viabilidade e as consequências de se ter tatuagens x local de trabalho.

Andrew Timming, professor da St Andrews que conduziu o estudo, explica que “a arte corporal sempre foi tradicionalmente considerada um estigma ou um símbolo cultural com conotações negativas, associado com delinquência e problemas.”

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-06

No entanto, ele observa que essas opiniões estão mudando rapidamente e foram diluídas nos últimos anos, graças à enorme prevalência das tattoos no corpo das pessoas e a representação na mídia de uma maneira positiva.

Na primeira parte do estudo, 192 pessoas nos Estados Unidos, com experiência de gestão, foram solicitadas para classificarem fotografias de candidatos a um emprego.

Entre os candidatos, haviam os tatuados e não-tatuados, submetidos a duas situações hipotéticas: seriam garçons em um excelente restaurante ou bartenders em uma discoteca famosa.

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-04

*Tatuagens seriam uma ótima forma de transmitir a personalidade de uma empresa, especialmente no caso de locais que procuram chamar uma clientela mais jovem

Como previsto por Andrew, os entrevistados avaliaram que os tatuados poderiam trabalhar sem problemas na discoteca.

O estudo sugeriu também que, neste caso, ser tatuado pode ser considerado uma atitude boa, um diferencial na contratação, dependendo do ambiente, da marca e da identidade do negócio.

A photo by Tim Wright. unsplash.com/photos/EsisOkXogdY

A segunda parte do estudo foi realizada no Reino Unido. Os pesquisadores fizeram entrevistas com os gestores, funcionários tatuados e potenciais clientes em negócios reais.

Através de uma análise qualitativa, descobriram que as tatuagens poderiam ser estrategicamente utilizadas para transmitirem o posicionamento de uma marca ou empresa, particularmente aquelas que buscam atingir um público mais jovem ou “mais ousado”.

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-07

*Infelizmente as mulheres ainda tendem a sofrer estereótipos mais negativos associados com a arte corporal em comparação com os homens

A questão do gênero também entrou em jogo. Mulheres tatuadas são frequentemente vistas de forma negativa, mais do que os homens.

O estudo concluiu que homens com rostos tatuados trabalhando como garçons no excelente restaurante eram vistos de forma mais positiva do que as mulheres.

É importante observar também, antes de levar o estudo 100% a risca, que nem todos os desenhos e tipos de tatuagens são tratadas de forma igual profissionalmente.

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-05

*Tatuagens ofensivas com imagens misóginas, preconceituosas ou fascistas, são inaceitáveis

Muitos dos pesquisados disseram que imagens que suportam fascistas, espalham preconceitos ou que são misóginas, seriam inaceitáveis, independente de onde a pessoa trabalhasse.

Por fim, “O significado da tatuagem também é fundamental”, diz Timming. “Cada arte é única e alguns sinais são mais ou menos aceitos do que os outros.”

Os participantes do estudo apropriadamente apontaram que as tatuagens preconceituosas, com suásticas ou nazistas, por exemplo, provavelmente não iriam ajudar em nada e nem ninguém, quando falamos sobre as chances de ser contratado.

Interessante, não?

follow-the-colours-tatuagens-ajudam-conseguir-emprego-08

*Texto original: Broadly. Lembrando que os dados foram coletados nos Estados Unidos e Reino Unido. Veja o estudo inteiro aqui. Imagens: Unsplash.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários