Tatuagem de Kizun;

Entre os dias 13 a 15 de outubro, Curitiba irá receber a 2ª edição do Visiva, evento que convida artistas, tatuadores e pesquisadores de várias mídias e de diversas partes do mundo para pensar, fomentar e produzir tatuagem e arte contemporânea. 

O Visiva 2017, que traz o mote “Arte que Transforma”, acontece novamente na Galeria e Estúdio Teix e contará com exposições de arte, tatuagem, oficinas, shows, e diversas outras atividades, como workshop para tatuadores iniciantes, palestras, debates e bate-papos.

“Todo esse conjunto deve dialogar com o tema principal do Visiva: a arte geradora não apenas de transformações sociais, mas também de profundas mudanças no corpo e na alma dos que se dispõem a viver essa experiência”, conta a organizadora Jô Maciel.

Dentre as atrações, estão verdadeiras celebridades deste universo, como o coletivo Kizun – dois artistas argentinos, Valeria e Pablo, que trabalham juntos em diferentes suportes – o principal deles a pele;  e a ucraniana Rit Kit, que tem chamado atenção no mundo todo por suas tatuagens botânicas bem diferentes, pois ao invés do estêncil utiliza carbono e plantas vivas, pressionando-as contra a pele, para criar os desenhos.

Tatuagem de Rit Kit;

Também do Leste Europeu vem o russo Artem Korobov, e do México, Stan Leeray. Participam ainda diversos tatuadores de vários estados brasileiros, como a “tattoista” Ingryd Guimarães e o requisitado André Cast.

Mas nem apenas artistas estarão presentes nesta edição. Dos Estados Unidos virá uma das principais curadoras de arte contemporânea da tatuagem do mundo, a nova-iorquina Morgan English. Ela é fundadora e editora da famosa galeria digital tattrx.com e trabalha também como crítica de tatuagem independente e agente para novos artistas. Morgan fará uma palestra sobre o tattrx, seguida de bate-papo com o público.

Tatuagem de André Cast;

Tatuagem de Felipe Padilha;

A abertura oficial acontece na noite do dia 13 de outubro de 2017, sexta-feira, com coquetel e exposição da dupla Kizun. Confira os confirmados:

ARTISTAS E PALESTRANTES – VISIVA 2017

André Cast (Brasil)

Artem Korobov (Russia)

Broken Fingers (Brasil)  

Dani Bianco (Brasil) 

Felipe Padilha (Brasil) 

Jack Holmer (Brasil) 

Ingryd Guimarães (Brasil) 

Kat Alden (Brasil) 

Kizun (Argentina) 

Luiza Oliveira (Brasil) 

Max Bonari (Brasil) 

Morgan English (EUA) 

Pink Becker (Brasil)

Rik Kit (Ucrânia) 

Stan Leeray (México)

Tatuagem de Dani Bianco;

Tatuagem de Pink Becker;

PROGRAMAÇÃO

Sexta, 13 de outubro

19h –Abertura oficial, seguida da exposição do grupo de artistas Kizun e coquetel aberto ao público.

Sábado, 14 de outubro

10h – Tatuagem para iniciantes — com os tatuadores residentes da Teix.

13h30 – Bate-papo com tatuadores residentes e convidados, passando por temas como a construção de portfolio, desenvolvimento de carreira, inspiração. Com tradução para os debatedores estrangeiros.

16h – Sessões de tatuagem experimental — Tatuadores convidados irão propor e executar, ao vivo, trabalhos altamente artísticos e/ou conceituais nos bravos de coração que aceitarem participar dessa experiência única.

19h – Contextualizando a tatuagem contemporânea — Quem são os agentes da tatuagem nos dias de hoje? Como funcionam todos esses diferentes processos?

20h – Uma conversa sobre arte multimeios — O professor da EMBAP, Jack Holmer, especialista em multimeios, discutirá as últimas interseções entre arte contemporânea, tatuagem e tecnologia.

21h – Tattrx, a brief history — Morgan English compartilhará algumas de suas aventuras na curadoria do Tattrx e nos contará o que realmente está acontecendo agora—e, quem sabe, o que ainda está por vir.

Domingo, 15 de outubro

Tatuagem, arte, música, comida, bebida… Um dia inteiro dedicado ao caos, com sessões de tatuagem, exposições de arte, comida e bebida, bandas ao vivo, DJs, bazar e muito mais!

Vai lá: VISIVA 2017

Dias: 13 a 15 de outubro de 2017 no Estúdio e Galeria Teix (Rua Augusto Stellfeld, 1581 – Batel Soho – Curitiba). Mais informações no site.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários