O Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba. Segundo estudos, a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Conta a lenda que o nome da região é uma homenagem a um ermitão curandeiro que viveu por lá no século XVIII. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida.

chalenge8

A região foi uma das descobertas feitas pelo casal Grace Downey e Robert Ager que durante um ano percorreram 44 mil quilômetros de estradas do Brasil a bordo de uma Land Rover. O projeto faz parte da expedição Challenging Your Dreams, que desde 2002 já passou por mais de 50 países. A aventura por aqui deu origem a uma exposição que foi um dos destaques da feira PhotoImage Brasil, que rolou no Expo Center Norte, em São Paulo.

chalenge4

chalenge7

Grace é brasileira e Robert inglês. Os dois saíram de São Paulo em 2002 e percorreram a América do Sul até a congelada tundra do Alasca, passaram por séculos de história na Europa, viajaram para o coração da África até chegar ao solitário sertão da Austrália. Com a experiência de rodar o mundo, eles decidiram que era hora de conhecer o Brasil. O desafio começou em dezembro de 2009 e terminou um ano depois. “Durante 12 incríveis meses, viajando e vivendo no nosso carro, percorremos cada canto desse imenso país. Fora da rota comum e indo além, descobrimos um verdadeiro Brasil”, conta Ager.

Foto Azul 2010  A magia das cores  Poço Azul_Chapada Diamantina BA_mediumquality

chalenge3

chalenge9

Em entrevista para o FTC, Grace se mostrou bastante impressionada com o que encontrou, sobretudo, na região Norte. “O Brasil do norte é bem diferente do sul e sudeste. É encantador, apesar das dificuldades que percebemos para os nativos, a região toda é de uma riqueza incrível. Só pelo Rio Amazonas, para chegar de Belém a Manaus, levamos em torno de 15 dias, entre balsas e estradas no meio da floresta. Paramos em Santarém, além de outras cidades e vilarejos ribeirinhos. Foi um aprendizado e tanto”.

O que começou como a viagem dos sonhos, tornou-se um estilo de vida único. “Nosso objetivo é inspirar as pessoas a realizarem suas próprias aventuras e conhecerem novos lugares”, complementa Ager.

chalenge

chalenge6

chalenge10

chalenge5

chalenge2

Se quiser conhecer mais e, de repente, tirar inspiração para cair na estrada, vale adquirir o livro da dupla!

Paulo Moura é jornalista, sócio-diretor da Agência VIRTA e autor do blog Mosca Branca. Além do FTC, também escreve sobre inovação e criatividade para o Hypeness.

Paulo Moura – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários