Aurora Borealis seen over the Brecon Beacons, Wales, Britain - 1

Já ouviu falar em Aurora Boreal e Aurora Austral? Dias atrás, durante a madrugada da terça e quarta-feira (17 e 18 de março), alguns lugares do mundo ganharam esse presente incomum vindo do céu. Incomum porque as cores foram vistas até em países que não costumam receber o fenômeno, como parte dos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Norte da Inglaterra, Escócia, vários outros da Europa, Nova Zelândia e Austrália.

As cores foram assim tão fortes por causa de uma rara tempestade geomagnética pela qual a Terra está passando. Um dos mais belos espetáculos da natureza, a Aurora Boreal acontece no hemisfério Norte, por isso é chamada também de “luzes do norte”, enquanto a Aurora Austral acontece no hemisfério Sul, conhecida por “luzes do sul”.

O acontecimento óptico ocorre porque partículas que vem do Sol junto com poeira espacial se chocam com a atmosfera do planeta. O Sol, por estar em uma temporada de grande atividade, cria tempestades solares – que causam essas explosões de tons e nuances na paisagem. Isso levou inúmeras pessoas a capturarem as luzes brilhantes que podem ser vermelhas, azuis, amarelas, verdes, laranjas e até mesmo multicoloridas.

Aurora Boreal março 2015

As cores dependem do tipo de gás ou molécula que participam da interação com os elétrons dos ventos solares. O oxigênio, de acordo com a altitude em que o fenômeno acontece, pode gerar auroras boreais/austrais verdes ou vermelhas; já o nitrogênio, as auroras azuis, púrpuras ou violetas.

As auroras costumam ser um grande atrativo turístico procurado por milhares de pessoas todos os anos. O local em que acontece frequente é na região da Lapônia, que recebe uma grande quantidade de visitantes nos meses de setembro, outubro e também em fevereiro e março, períodos em que é mais provável a aparição.

Depois de ficar sabendo de tudo isso e de ver essas fantásticas fotos, quem não sonha em ver uma dessas ao vivo? Enquanto a passagem para a Finlândia não vem, aqui está uma seleção de imagens que os astrônomos e fotógrafos capturaram esta semana para te inspirar. Simplesmente mágico!

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Aurora Borel março 2015

Via.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários