A El Ateneo Grand Splendid, é um ícone de Buenos Aires. Eleita a segunda livraria mais bonita do mundo, o local era um antigo teatro, e o espaço se mantém super bem conservado. 

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-1

Em Buenos Aires, está localizada uma das livrarias mais lindas que existem. Nomeada pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo em 2008, El Ateneo Grand Splendid é um dos espaços mais conhecidos da Argentina pelos amantes de livros. (Foto: Ryan Poole)

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-2

(Foto: Nan Palmero)

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-3

(Foto: David)

Projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol, com afrescos pintados por Nazareno Orlani e colunas esculpidas por Troiano Troiani, o local que possui 2.000 metros quadrados e 3 andares foi construído originalmente como um teatro, em 1919, com capacidade para 500 pessoas.

Grandes personalidades do tango se apresentaram no Grand Splendid, como Carlos Gadel, Ignacio Corsini e Roberto Firpo. Em 1920, o teatro foi convertido em um cinema, e em uma livraria no ano 2000.

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-4

(Foto: Violinha)

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-5

(Foto: Céline)

De acordo com um estudo recente do World Cities Culture Forum, Buenos Aires é a cidade com mais livrarias por habitante do mundo. Com uma população de cerca de 2,8 milhões de pessoas, a cidade tem pelo menos 734 livrarias – o equivalente a aproximadamente 25 para cada 100 mil habitantes.

Hong Kong está na segunda colocação, com 22 livrarias para cada 100 mil, e Madri vem em seguida, com 16. Londres ficou com o quarto lugar, com 10 para cada 100 mil pessoas.

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-6

(Foto: Nico Kaiser)

El Ateneo é uma rede tradicional de livrarias em Buenos Aires, mas nenhuma sucursal é tão encantadora quando a Grand Splendid, que recebe mais de um milhão de visitantes todos os anos. De acordo com dados da biblioteca, são vendidos mais de 700 mil livros anualmente.

follow-the-colours-el-ateneo-buenos-aires-7

(Foto: Liam Quinn)

Para leitores ávidos e apaixonados por arquitetura, o local é parada obrigatória em Buenos Aires. A Livraria El Ateneo Grand Splendid é situada na Avenida Santa Fe 1860.

O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 9 às 22 horas, sexta e sábado das 9 às 24 horas e aos domingos das 12 às 22 horas. Se você estiver pela cidade, vale a pena a visita!

Buenos Aires - 164

(Foto: Stanley Wood)

Para mais informações, acesse o site oficial.

Via/Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários