follow-the-colours-holambra-3

Visitar Holambra é como conhecer um pouquinho da Holanda sem sair do Brasil. A arquitetura, cultura e culinária holandesa dão um clima europeu à cidade, que fica localizada na região metropolitana de Campinas (SP).

Conhecida como a Cidade das Flores, Holambra é responsável pela produção e comercialização de grande parte de todas as flores e plantas ornamentais produzidas no Brasil, e é a maior exportadora do ramo da América Latina. É difícil sair de lá sem querer levar várias espécies e vasos cheios de cores para casa.

follow-the-colours-holambra-7

follow-the-colours-holambra-9

Holambra é uma cidade jovem. Foi só em outubro de 1991 que a região, que fazia parte de quatro municípios, tornou-se independente política e administrativamente. Já a história da cidade é antiga.

O local foi fundado por brasileiros e por imigrantes holandeses que vieram ao Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial, no fim da década de 1940. As tradições e cultura trazidas por esse povo garantiram as características peculiares da cidade, que atrai aproximadamente um milhão de turistas todos os anos.

follow-the-colours-holambra-17

Para quem não se importa com grandes públicos, a melhor época para visitar Holambra é em setembro, quando acontece a Expoflora. Esse grande evento tem entre suas atrações desfiles de carros decorados, mostras de paisagismo e jardinagem, gastronomia holandesa, danças típicas e passeios turísticos.

follow-the-colours-holambra-4

Mesmo em outras épocas é possível conhecer e se encantar com os atrativos de Holambra, entretanto. Durante o ano todo turistas se deliciam com os pratos típicos, como o stroopwafel (waffle com calda de caramelo), appelmoes (purê de maçã), queijos regionais, stampot (purê de batata com verduras) e muitos outros.

Tudo isso pode ser encontrado nos muitos restaurantes holandeses da cidade – como o The Old Dutch, Zoet en Zout e Martin Holandesa.

follow-the-colours-holambra-1

Moinho Povos Unidos: por fora e por dentro 

follow-the-colours-holambra-5

follow-the-colours-holambra-6

Para conhecer melhor a cultura holandesa e a história da cidade e dos imigrantes no Brasil, vale visitar o Museu da Cultura e História e o Moinho Povos Unidos – o maior da América Latina.

Também é possível passear entre os belos campos e estufas de flores contratando guias locais, fazendo os passeios de van ou com o próprio carro. No próprio Moinho Povos Unidos, localizado em uma das entradas da cidade, há diversos cartões com contatos de guias turísticos.

follow-the-colours-holambra-16

follow-the-colours-holambra-15

follow-the-colours-holambra-14

É fato: a diversidade de plantas e as várias cores de Holambra deixam qualquer pessoa inspirada!

follow-the-colours-holambra-13

follow-the-colours-holambra-12

follow-the-colours-holambra-11

Para mais informações sobre localização, hospedagem, atrações e restaurantes, visite o site oficial da cidade.

Tem mais dicas do que fazer em Holambra? Deixe seu comentário!

Fotos © Stephanie D’Ornelas. 

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários