Museus são bastante conhecidos não somente pelas suas exposições, mas também por serem concebidos em grandes instalações, prédios tombados pelo patrimônio histórico e com a capacidade de receber centenas de pessoas por vez.

Porém, um grupo de artistas de Nova York resolveu fugir do convencional e criou o peculiar Mmuseumm, que hoje é considerado o menor museu do mundo. O detalhe é que o mesmo fica localizado em um elevador, tem apenas 6m², nos quais cabem apenas três pessoas.

O pequeno espaço é especializado em objetos (boa parte deles bastante exóticos), os quais podem ser encontrados em várias partes do mundo e que normalmente são negligenciados ou ignorados pela maioria das pessoas – eles fazem parte do cotidiano, mas que poderiam passar totalmente despercebidos.

Entre as curiosas exposições que já passaram pelo Mmuseumm estão: pertences pessoais achados no Oceano Pacífico, trabalhos encontrados em máquinas de xerox e armas de defesa feitas em casa.

Além disso, algumas coisas bem ímpares podem ser vistas ali, como o sapato que foi atirado no ex-presidente George W. Bush em uma visita ao Iraque, um aquecedor de água da Lituânia e uma luva de plástico confeccionada no estado de Montana (EUA).

A inauguração do Mmuseumm aconteceu em 2015.  Os criadores são os cineastas Alex Kalman, Benny e Josh Safdie, que mantém o projeto com o patrocínio da marca Kate Spade, grife famosa em todo mundo pela produção de bolsas. Alex, em entrevista ao jornal New York Times, descreveu a ideia como: “Uma maneira moderna de olhar a humanidade e o mundo em que vivemos através dos objetos.”

Curioso (a) para conhecer esse pequeno museu? Ele fica em Lower Manhattan (bairro de TriBeCa), na 4 Cortlandt Alley. Informações sobre as exposições e agendamento de visitas podem ser realizadas pelo seu site oficial.

A grande novidade é que agora o Mmuseumm tem um “irmão gêmeo” na mesma rua. Isso mesmo. Trata-se de uma vitrine, a qual foi inaugurada com a exposição da artista Maira Kalman. Maria recriou o armário de roupas de sua mãe no local. Kalman é mãe de um dos proprietários, Alex.

Mmuseumm


Se estiver em NY e tiver um tempo sobrando, não deixe de conhecer: 4 Cortlandt Alley, entre Franklin e White Streets, TriBeCa. Nova York – EUA.

Acompanhe as atualizações do Mmuseumm no Instagram e no Twitter

Via.

Maitê Mendonça é jornalista e gaúcha. Ama filmes e fotos do pôr do sol.

Maitê Mendonça – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários