Kampung Wonosari poderia ser apenas mais uma pequena vila de edifícios simples na Indonésia, marcada pela pobreza. A mudança se deu através das cores. O governo local investiu 300 milhões de rupias indonésias (cerca de 70 mil reais) para a pintura de 232 casas da localidade com cores vibrantes e belos desenhos.

Até o nome da vila mudou: agora é chamada de Kampung Pelangi, que quer dizer “Vila Arco-Íris”

Antes, Kampung Wonosari era dominada pelo cinza e pela sujeira. Após a pintura, Kampung Pelangi está totalmente revitalizada com cores;

O professor de uma das escolas da comunidade, Slamet Widodo, de 52 anos, foi quem teve a ideia de desenvolver o projeto, inspirado em outros lugares da Indonésia que passaram por transformações similares, como Warna Warni e Kampung Tridi, em Malang, e Kampung Kali Code, em Yogyakarta.

Cada casa foi pintada com pelo menos três cores, texturas e motivos, mas a transformação vai além do visual: em menos de um mês, centenas de pessoas já visitaram o vilarejo, que virou uma verdadeira atração turística.

@ahah_zaroah

@riza_fe

Os próprios moradores da vila estão produzindo e vendendo comida e souvenirs aos visitantes, o que está movimentando a economia local. Além disso, a revitalização tornou o local mais acolhedor e o cuidado em relação a limpeza das ruas e do rio pela própria população aumentou.

@isnaininurul51

@nicolas_ertaf

Graças a atmosfera colorida e divertida, a Vila Arco-Íris está fazendo sucesso no Instagram!

@tri_wahdatii

O futuro da comunidade de Kampung Pelangi agora é brilhante e colorido, graças ao poder da arte!

Via/Via.

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários