Saiba por que as lojas a granel e sem lixo crescem cada vez mais e quais os benefícios desse estilo de compra. 

Barcelona ganhou uma nova loja a granel. O Yes Future Positive Supermarket segue a tendência cada vez maior das pessoas diminuírem sua produção de lixo e se faz mais uma opção de compra sustentável para moradores locais ou visitantes.

Quem já é adepto do movimento lixo zero fica super feliz e quem nunca pensou sobre o assunto pode começar a refletir a respeito e mudar seus hábitos. A melhor parte de ver que esse tipo de loja está se disseminando é saber que de certa forma é uma influência sem volta.

SEM PLÁSTICOS, A GRANEL, YES FUTURE

No Yes Future, a mensagem contra o uso de plásticos é forte. O mercado incentiva que os consumidores levem seus próprios recipientes para fazerem suas compras, iniciativa que nos ajuda a repensar o jeito de consumir e como nos responsabilizamos pelo lixo que produzimos.

Para quem está desprevenido e não tem um potinho no momento, o mercado oferece saquinhos feitos de papel reciclado. Mas o mais legal é evitar até mesmo esses saquinhos e consequentemente, o descarte de mais lixo.

Além de grãos, o local também vende ervas para chás, massas, pães e café. Há também descontos para clientes que chegam de bicicleta.

A ideia porém, não é exclusiva. Na Espanha, por exemplo, o Tiendas a Granel, também é uma ótima opção. Ele foi criado em 2015 pelo casal Patricia e Fernando, quando começaram a diminuir o uso de plástico. O site funciona como um mapa online com diversas opções de lojas a granel de diversos segmentos no país, como alimentação e higiene.

COMPRAS A GRANEL NO BRASIL

No Brasil, cidades como São Paulo, Porto Alegre e outros municípios menores já têm opções de compras a granel também. Você pode levar os seu próprios recipientes e evitar o desperdício, ao comprar apenas a quantidade que sabe que é suficiente para o seu consumo em um determinado período.

Além disso, compras a granel podem custar cinco vezes menos. Segundo dado do Ministério do Meio Ambiente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens e cerca de 80% delas são descartadas após usadas apenas uma vez.

Se você se interessa pelo assunto, aqui você confere algumas dicas para iniciar um estilo de vida mais consciente. São pequenas atitudes, como usar guardanapos de pano ou levar na bolsa seu próprio copo reutilizável – que podem trazer enormes benefícios no dia a dia!

Em Barcelona, o Yes Future fica em Viladomat 66 08015. Saiba mais pelo Instagram ou Facebook.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários