FTCMag

08 lagos cor-de-rosa exuberantes para conhecer pelo mundo

follow-the-colours-pink-lakes (1)

Lagos cor-de-rosa? Acredite: parece montagem, mas não é. Localizados em países como EUA, Austrália, Canadá, Espanha e Senegal, eles não só existem como colorem paisagens fascinantes ao redor do mundo e, não por menos, vêm encantando turistas e fotógrafos por esta característica tão incomum.

Ainda há muito a ser estudado, mas cientistas acreditam que a coloração se dá graças à presença de microalgas que vivem em locais com altos níveis de sal e baixas concentrações de nutrientes. Microalgas, como a Dunaliella salina, produzem betacaroteno, um pigmento que, ao absorver a luz solar para gerar energia, tornaria a água cor-de-rosa.

Teorias à parte, conheça a exuberância dos oito lagos desse tom incrível ao redor do mundo:

1 – Lago Hillier, na Austrália

O mais famoso e suntuoso dos lagos cor-de-rosa. Situado em Middle Island, uma das ilhas do arquipélago de Recherche, na Austrália, o lago Hillier tem cerca de 600m e, num surpreendente contraste de cores, é rodeado por uma borda cristalina de sal, dunas e uma estreita faixa de vegetação que o separa do oceano.

2- Lago Retba, no Senegal

Também conhecido como Lac Rose, o lago Retba possui alto teor de sal, e assim como o Mar Morto atrai turistas, que flutuam em suas águas. O Retba tem a cor rosa acentuada nos períodos de seca. E como em outros lagos salgados, a população da região vive da extração e comércio de sal.

3 – Dusty Rose Lake, no Canadá

Localizado na Colúmbia Britânica, no Canadá, o Dusty Rose Lake encontra-se em uma região mais isolada, e é bem diferente dos outros lagos coloridos: ele não é totalmente salgado e em suas águas não há a presença de algas. Ao que se sabe, a cor se dá pela composição original das rochas do local, cor-de-rosa.

4 – Hutt Lagoon, na Austrália

Com cerca de 14 km de comprimento, este lago localiza-se no centro-oeste da Austrália Ocidental. George Grey Drive, a estrada entre Northampton e Kalbarri, corre ao longo de sua borda. E a cidade de Gregory está entre o oceano e a costa sul do lago. O Hutt Lagoon possui a maior produção de microalgas Dunaliella Salina do mundo: são 250 ha de lagoas artificiais em uma área de 520 ha.

5 – Masazirgol, no Azerbaijão

O Masazirgol – ou Masazir Lake – é um lago salgado (e cor-de-rosa) localizado na Raion Qaradag, próximo a Baku, no Azerbaijão. Com uma área total de 10km², o lago possui grandes volumes de cloreto e sulfato, concentrados na composição iônica da água. Estima-se que a quantidade de sal extraída do lago pela fábrica local é de 1,735 milhões de toneladas.   

6 – Pink Lake, na Austrália

O lago de sal Pink Lake localiza-se em Goldfields Esperance, na Austrália Ocidental, e possui uma particularidade: ele não é cor-de-rosa sempre! O Pink Lake, um importante habitat de muitas espécies de aves, tem sua cor rosa acentuada de acordo com o aumento da concentração de microalgas e pequenos crustáceos – o que não ocorre o tempo todo.

7 – Quairading Pink Lake, na Austrália

O Quairading Pink Lake se encontra na Bruce Rock Road – uma estrada que atravessa o lago, 11 km a leste de Quairading, também na Austrália Ocidental. Logo, diferentemente dos outros lagos, há uma particularidade: em certas épocas do ano, um lado do lago torna-se mais escuro, enquanto o outro permanece rosa claro.

8 – Salina de Torrevieja, na Espanha

La Salina de La Mata e Salina de Torrevieja são dois lagos de sal que envolvem Torrevieja, uma cidade litorânea espanhola cujo microclima é tido como um dos mais saudáveis da Europa, segundo a OMS. O Salina de Torrevieja atrai inúmeras espécies de aves, e em uma de suas extremidades há fábricas de extração de sal que exportam para muitos países.

Não esqueça de incluir um desses destinos caso esteja visitando os países. Temos certeza que você vai se surpreender!

Via/Via. Imagens: Divulgação e Shutterstock.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + InstagramTumblr + FlipBoard e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile