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10 principais tendências de design de logos em 2023

Não tem jeito: toda marca precisa de um bom logotipo. A identidade é essencial para uma empresa começar a se posicionar ou comunicar como única no mercado. A partir do momento em que os consumidores associam determinado nome ou imagem ao seu negócio, começam a ter percepções sobre o que ele representa.

Para se destacar no meio da multidão, designers buscam nas tendências um ponto de partida para suas inspirações e processos criativos.

Com tantas mudanças pós-pandemia, trabalho híbrido, IA, crises econômicas e momentos difíceis, muitas pessoas passaram a criar logo em softwares e ferramentas, que de forma inteligente oferecem fácil personalização e oferecem referências em milhares de categorias.

Em tempos desafiadores, ter um olhar mais profundo sobre o que será emergente no design de logotipos em 2023, poderá ajudar neste caminho:

1 – VARIEDADE DE FONTES

Esta tendência une dois estilos de fontes (ou mais) em harmonia para a criação de um logo; “brinca” com a colocação de diferentes tipos de letras; quebra a necessidade de termos sempre linhas limpas ou uniformidade, abrindo novas possibilidades para o design. Para funcionar bem, pesquise combinações que tenham equilíbrio entre si, por exemplo, uma fonte bold ganha leveza ao ser utilizada com outra de estilo serifada. Teste versões.

Logo Trends / Adobe.com

2 – VERMELHO EM LOGOS MONOCROMÁTICOS

A ideia da cor vermelha (em vez do preto) de forma monocromática em um logo, associada a um personagem ou mascote, está com tudo. Como o vermelho simboliza alegria, energia, emoção, faz total sentido utiliza-lo para trazer mais personalidade para uma marca. Muitos ainda unem design linhas 2D, fontes ousadas, ilustrações retrô, com o intuito de passar um visual cool mas vintage e incentivar boas memórias.

 Retro Red Liners / Unigram e AnaMaria.Design

3. GEOMETRIA DISTORCIDA

Formas geométricas têm sido usadas há muito tempo em logos. Precisa, a geometria fornece contraste às silhuetas biomórficas que vemos na natureza. No entanto, em 2023 vamos ver muitos designers alternarem essas regras matemáticas e a regularidade ao torcer, quebrar e puxar algumas linhas fora do lugar. A tendência ostenta bordas não simétricas, usa cores neon e desafia roubar a atenção do público.

Distorted geometry / -Alya- e  t o p s c o r

4 – RABISCOS E ESBOÇOS

Imperfeitos, os logotipos esboçados – que parecem rabiscados por uma criança, representam marcas divertidas, acessíveis e inspiram uma certa nostalgia, especialmente vinda dos anos 90. Essa tendência do desenhado à mão é ligada a uma estética relacionada, não apenas as criações de novos e jovens designers, mas também a geração que viveu sua infância ou adolescência nesta época.

Logo Trends / Adobe.com

5 – TRADICIONAL REINVENTADO

Após a pandemia, com o “novo normal”, foi preciso inovar o que sabíamos e o que havíamos experimentado no passado. Na parte criativa, os designers precisaram refletir sobre a importância de transformar e reinventar imagens e símbolos tradicionais culturalmente muito utilizados, em vetoriais contemporâneos.

As ideias tradicionais já conhecidas precisaram ser reinventadas. Como consequência, ainda veremos muito isso este ano, com a abertura de novos estabelecimentos, aplicações visuais em paletas pastel, logos que lembram selos ou adesivos dos anos 90 e padrões abstratos.

Twists on traditional designs / Unfollow! Dsgn

6 – ART DECO MODERNO

Nesta tendência, o estilo Art Deco, que surgiu em 1910, passa por um renascimento. E, como em qualquer reavivamento nos dias atuais, traz modernidade e inspiração na tecnologia, ou melhor, nos efeitos de suas falhas, ou melhor, os ‘glitchs’. A técnica faz a justaposição dos séculos 20 e 21, e nos lembra de que qualquer coisa pode ser reimaginada e reinventada no design.

Modern art deco/ Silver Stag Co e ananana14

7 – MONOGRAMAS ORNAMENTAIS

Os monogramas apresentam um único símbolo composto por uma ou três letras. No passado, foram bastante utilizados em logos institucionais, mas nos últimos tempos tem recebido um toque ornamental, atemporal, camadas adicionais, cores e fontes expressivas, além de ousar entre as linhas guiadas e o espaço negativo.

Logo Trends / Adobe.com

8 – TIPOGRAFIA CRIATIVA

Desenhos, cores, linhas e curvas podem ser utilizados de maneira super criativa nesta tendência, principalmente quando queremos logos modernos e divertidos. A ideia é ótima para marcas jovens de moda, mídia e tecnologia. O design candy-core comunica de cara os valores e permanece na memória do público, que busca por marcas diferentes, por um longo tempo. Explore o positivo, o humor e a sagacidade, para dar um ânimo a mais.

Playful line doodles / underconsideration.com e  Replika_

9 – MISTICISMO E MITOLOGIA

Logotipos místicos e etéreos sempre existiram, mas este ano você verá eles no mainstream. Imagens como planetas, olhos, glifos astrológicos, cores calmas e naturalistas, buscam abraçar a ‘espiritualidade’ e o alternativo, trazendo o significado a produtos, e principalmente, aos que sentem falta de controle sobre o futuro.

O conceito usa a linguagem visual de práticas como astrologia, tarô, cristais e misticismo. Um dos principais impulsionadores por trás desse movimento, está a ideia de “retomar o poder”.

Mysticism and mythology / Inky Jar, Tanya Keiko e Moxie Mason

10 – EFEITO DESAPARECIMENTO

O recurso permite suavizar a opacidade ou parte de um objeto ou texto, dando o efeito de ‘desaparecimento’. Essa tendência está sendo utilizada para que as pessoas tenham um impacto e percebam o logo instantaneamente, principalmente na área de tecnologia, computação, jogos e entretenimento. O “sumiço” pode ser aplicado a formas, gifs, ícones, linhas e texto.

Todos os anos, novas tendências de design de logos surgem. 2023 não está sendo diferente. O que pode ser diferente, no entanto, são as atitudes dos profissionais por trás delas, que devem buscar trabalhar com inovação, autenticidade e liberdade.

Quando pensamos em todas as crises que o mundo tem passado, não é difícil ver porque muitos querem olhar para trás. Por isso, estas tendências trazem uma certa nostalgia, divertimento (reflexo da pandemia) – e tentam trazer de volta a positividade de qualquer maneira.

Referências de pesquisa: 99design, adobe.com, ZD Design.

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