Edição deste ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” e oferece atividades gratuitas para o público, entre elas, visitas mediadas, palestras, discussões e oficinas especiais;
Com o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar, a 21ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira (15 de maio) e segue até o próximo domingo (21 de maio). O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem programação especial em mais de 1.100 instituições culturais de todo o país.
Além de celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o evento, com duração de uma semana, visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para o público; propõe refletir sobre a importância destes espaços na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social, três objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.
A cada ano então, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração da data, que é, também, o mote norteador das atividades.
Sobre a Semana Nacional dos Museus
A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, a 15ª edição já contava com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos.
Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais.
Programe-se para participar das atividades na sua cidade, tenha ricos momentos de troca e de conhecimento. Confira a programação por região.