FTCMag

5 dicas de decoração para quem tem animais de estimação em casa

Animais de estimação: eles são praticamente integrantes da família. Quem tem sabe que é preciso alguns cuidados especiais quando falamos na saúde dos bichinhos e na decoração da nossa casa. Muitos adotam certos cantos e se comportam como donos do lugar: não saem do sofá, dormem na sua cama, adoram o tapete antigo. Outros, destróem portas, fazem xixi em móveis, bagunçam a cozinha e o que mais virem pela frente.

Mas será que é possível equilíbrio, ter os ambientes adaptados e ao mesmo tempo arrumados para uma boa convivência com os gatos e cachorros? Sim! Os espaços podem ser mais práticos e fáceis de limpar, sem comprometer muito a estética e a decoração da sua casa. Confira essas 5 dicas: 

animais de estimação decoração casa dicas

1) Móveis e decoração compatíveis: Tenha certeza de que seus móveis são compatíveis com seus animais. Cachorros grandes, por exemplo, ocupam espaço, e apartamentos costumam não ser tão amplos quanto casas. Um Golden Retrivier pode abanar o rabo em cima da mesa de centro, por isso, pense em adequar os objetos. Tome cuidado com bibelôs, artigos frágeis e pontiagudos. Preste atenção nas plantas venenosas também. Prateleiras e fruteiras devem ser deixadas no alto, para que os animais não as alcancem.

2) Sofás e tapetes: Para uma melhor limpeza, evite tapetes muito grossos, os que desfiam com facilidade ou sofás que grudam pelos. Opte por materiais impermeabilizados e fáceis de lavar. Pesquise bons tecidos para revestir o mobiliário: microfibra, poliéster e couro, apesar de mais caros, são os mais recomendados. Fuja de tramas largas ou soltas, como a lã. Capas ou mantas são ótimas soluções para manter sofás e poltronas como novos. Basta jogá-las na máquina de lavar e estarão limpas novamente.

3) Xixi: Reserve uma parte da área de serviço ou da varanda para uso do animal. A sugestão é separar esse espaço para ser o “banheiro” do seu cão ou do gato. Lembre-se de limpar diariamente. Se o espaço é pequeno, uma boa dica é usar tapetinhos descartáveis higiênicos para os cachorros ou as caixinhas de areia para gatos. Se a casa tiver varanda, pense em criar uma caixa com gramas ou fazer um pequeno jardim. Isso os deixa mais calmos por estarem em contato com a natureza. Seu pet não fez as necessidades no lugar certo ou passou mal? Essa dica ajuda a tirar o cheiro do local.

4) Bem estar: Leve seu animalzinho sempre para passear. Cachorros tem maior necessidade disso, já os gatos passeiam tranquilamente pela casa. Isso evita o stress e os mantém felizes e saudáveis. É sempre legal também ter um brinquedo por perto, já que esse momento é importante para a saúde mental e física.

Para filhotes de cães, aposte em bolinhas macias, mordedores e ossos flexíveis. Para adultos: ossos de nó, palitos, cordas. Os idosos precisam de brinquedos macios e leves. Os mais tranquilos podem ter um que faça barulho, para estimular a brincadeira. Para os mais agitados, use os que não fazem barulho, pois isso pode deixá-lo mais agitado. Se você tem um gato, basta oferecer brinquedos interativos como os de arranhar e que sejam também resistentes. 

Hoje existem camas, brinquedos e outros acessórios que são funcionais e ainda tem bastante estilo e design. Eles podem ajudar a compor a decoração da sua casa sem parecer que não pertencem ao ambiente.

5) Limpeza: Se o seu pet solta pelos, aposte no piso claro. Eles camuflam melhor a sujeira e você não terá que ficar o tempo inteiro varrendo o chão. Os revestimentos cerâmicos favorecem a limpeza.

Nas paredes, a indicação é usar uma cor que não mostre muito a sujeira caso as patinhas marquem. Uma boa dica é pintar com tinta que elimina as bactérias e é antimofo (protege mais comparado às tintas convencionais e sem-cheiro) ou uma tinta lavável antimanchas. Também é bom lavar roupinhas, cobertores e mantinhas semanalmente, além de aspirar/limpar o local onde eles costumam ficar. 

Se você ainda não tem, mas está pensando em ter um animais de estimação em casa, lembre-se de escolher um adequado ao seu lar e ao seu estilo. E claro, ADOTE, não compre! 

Via: Casa e JardimRevista Meu PetImagens: Arquitetos e PaisagistasCasa e Jardim , Revista PEGNClique Arquitetura.*Este post foi originalmente publicado no Blog da Tintas Coral.

Sair da versão mobile