FTCMag Traveluv 5 Food Trucks saudáveis imperdíveis que apostam em alimentos naturais e fazem sucesso pelas ruas do país
Traveluv

5 Food Trucks saudáveis imperdíveis que apostam em alimentos naturais e fazem sucesso pelas ruas do país

food trucks saudáveis shutterstock_243281167

Você, com certeza, já deve ter visto ou ouvido falar nos Food Trucks. A moda dos restaurantes e lanchonetes ambulantes chegou com tudo e já se espalhou por todo o Brasil. O novo conceito de fast food se destaca por oferecer preços acessíveis, desenvolver contato direto com o público e apresentar cardápios específicos e sofisticados, seguindo a onda “gourmet”.

O grande diferencial dos Food Trucks, além da cozinha reduzida e adaptada a um caminhão, é a ausência de um ponto fixo de venda. Os caminhões seguem determinado itinerário que, geralmente, é divulgado por meio das redes sociais.

Mas nem só de hambúrgueres enormes, pizza e cachorro quente vivem esses restaurantes. Pensando nisso, selecionamos algumas das iniciativas sobre rodas que tem uma pegada mais natural. São 5 exemplos de Food Trucks saudáveis, com alimentos mais leves, opções veganas, que estão espalhados por todo o Brasil. Então, se você estiver de passagem ou mora em SP, RJ, Brasília ou Fortaleza, não hesite em procurá-los! Confira:

1) Graviola Gourmet, Rio de Janeiro: cardápio saudável sofisticado e combinações leves

O Graviola Gourmet começou por meio de jantares que o casal Manoela Maia e Abner Lopes promovia em sua casa. A cada reunião, os amigos se surpreendiam com o sabor das comidas e com o bem que elas faziam à saúde. A partir daí, surgiu a ideia de comercializar essas especiarias tão gostosas e, ao mesmo tempo, saudáveis. A escolha do food truck em vez de um restaurante foi, inicialmente, por questões financeiras e também por conta da paixão do casal por viagens e o desapego a rotinas.

O cardápio, além de saudável, é bem sofisticado e agrada o público de maneiras diferentes nos mais diversos eventos. Em alguns lugares, a preferência é o salmão defumado, em outros, o mais vendido é o hambúrguer de grão de bico, linhaça e cenoura. Mas o que agrada todos é, sem dúvidas, o espaguete de palmito pupunha e abobrinha no pesto de manjericão. No momento, o Graviola passeia pelo Rio de Janeiro.

2) Gorilla Food Truck, São Paulo: pratos sem fritura ou óleo, capazes de nutrir um atleta 

Idealizado pelos empreendedores e amigos Hermann Caser Junior, Fabio Kumelys e Guilherme Delanhese, o Gorilla Food Truck faz uso de uma cozinha combinada para preparar pratos com ingredientes saudáveis eliminando qualquer tipo de fritura e óleo. A ideia é oferecer uma alimentação saudável capaz de nutrir um atleta, por isso a escolha dos hambúrgueres.

Os queridinhos do público têm sido o Veggie, feito com quinoa e vegetais, acompanhado de molho pesto, abobrinha, berinjela e rúcula, servidos no pão integral, e o Kong, hambúrguer de fraldinha, cheddar inglês, maionese de ervas, picles, shimeji e alface no pão australiano. Eles também oferecem grandes porções de saladas acompanhadas de deliciosos molhos, açaí orgânico e sucos funcionais. Atualmente, o Gorilla está em São Paulo, mas já participou de eventos no interior do Rio de Janeiro e se desloca por todo o país.

3) Fit Truck, São Paulo: linha fit e pratos vegetarianos com especiarias

Também seguindo a linha fit, o chef de cozinha Henrique Falcão deu origem ao Fit Truck. Ele, que já tinha o costume de cozinhar pratos saudáveis para a esposa, levou ao truck especiarias como o Fit Burguer (hambúrguer de kafta, molho de hortelã, mussarela light, cebola caramelizada (com baixo índice de gordura), tomate, alface e pão integral), o Nhoque Fit (nhoque de batata doce recheado com nozes e creme de ricota ao molho rústico de tomate – sem glúten), o Lanche Natural Vegetariano (pão integral, creme de tofú, shimeji, cebola, alho-poró, amêndoas e alface), o Crepe Francês, recheado e sem glúten, entre vários outros pratos servidos com cerveja, água mineral, água de coco e sucos.

Outra iguaria do Fit Truck é a Salada Grega, preparada com alface, tomate cereja, pepino, azeitonas, pimentão, queijo feta e filé de frango grelhado. Eles também oferecem a opção “fat”, feita com hambúrguer de picanha, maionese temperada, queijo cheddar, cebola e alface. O Fit Truck se desloca por eventos em todo o estado de São Paulo e não tem itinerário fixo.

4) Hey Joe, Fortaleza: sabor e qualidade na escolha de ingredientes sem gordura e com massa integral

O Hey Joe – Comida & Arte – é fruto da paixão por culinária de seu idealizador desde a infância. Durante toda a vida, Fabiano Pedon mantinha a cozinha como hobby, até o momento em que decidiu transformá-lo em empreendimento. Ao desenvolver o negócio, ele notou o crescimento da alimentação saudável no Brasil e, a partir daí, teve a ideia de elaborar um food truck saudável, com receitas rápidas e que não abram mão do sabor e da qualidade dos ingredientes.

Dentro desse segmento, o Hey Joe oferece pratos especialmente elaborados com o intuito de agradas a todos os paladares. O cardápio conta com seis sanduíches, dentre eles o de filé mignon suíno, camarão, hambúrguer artesanal sem gordura, hambúrguer artesanal de salmão – feito com molho tártaro à base de ricota, rúcula, mix de cogumelos ao vinho, mussarela light no pão artesanal ou integral de cenoura –, hambúrguer de frango e hambúrguer vegetariano de quinoa e soja – com creme de ricota e parmesão, rúcula, mussarela light, pasta de tomate seco, também servido no pão integral ou artesanal de cenoura.

Eles também oferecem sucos naturais de fruta, açaí e waffle de massa integral e açúcar mascavo. O truck circula por Fortaleza-CE e mantém contato com o público na internet por meio da divulgação dos produtos e do itinerário a ser seguido.

5) Komboleria, Brasília: bolos sem glúten e sem lactose, mas com muito sabor

A ideia do Komboleria surgiu quando os irmãos Thiago e Tatiana Sabadini decidiram vender bolos em uma Kombi. Eles começaram a testar receitas sem leite, por conta das filhas de Tatiana serem alérgicas à lactose. As experiências foram dando certo e logo começaram a surgir pedidos. No início, ela ficava na cozinha, enquanto ele fazia as entregas. Seis meses depois, Tatiana deixou o Komboleria aos cuidados de Thiago, que assumiu o negócio de vez e começou a desenvolver receitas que além de não incluir leite, também eram livres de glúten.

Nesse momento, o Komboleria deixou de ser apenas um food truck para ganhar também uma loja fixa. Inicialmente, o cardápio não era definido. Hoje, os sabores são fixos e os mais vendidos são chocolate com amêndoas, chocolate com abobrinha, limão siciliano com mirtilo, abacate com limão e castanha do Pará com amêndoas. Por enquanto, o Komboleria atua apenas em eventos e festas ao ar livre de Brasília – DF e também se desloca em alguns pontos fixos da cidade.

Imagem topo: Shutterstock.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile