FTCMag FTC Decora 6 materiais para moldar o futuro das construções
FTC Decora

6 materiais para moldar o futuro das construções

Arquitetos tem revisado os materiais que adquirem para as construções, encontrando alternativas mais sustentáveis ​​e eficientes;

Com o aumento da demanda por estruturas sustentáveis e adaptáveis, novos materiais tem surgido para revolucionar as construções contemporâneas, promovendo eficiência nas edificações. Desde revestimentos que eliminam poluição até concreto translúcido, esta é apenas uma pequena amostra do que podemos esperar para o futuro.

1 – Concreto auto-regenerativo

Imagem: Arches Global;;

Rachaduras no concreto não são apenas desagradáveis; elas podem levar a problemas estruturais e encurtar a vida útil das construções. É aqui que entra em cena o concreto auto-regenerador, também conhecido como bioconcreto.

Devido à presença de agentes biológicos em sua composição, como as bactérias que produzem calcita, este material inovador pode reparar automaticamente as fissuras e pequenos danos ao longo do tempo, economizando potencialmente milhões em custos futuros e manutenções.

2 – Revestimento de Biochar

Imagem: Deezen;

biochar ou biocarvão é um material sólido rico em carbono, 100% natural, que possui alta porosidade, potencial para revestimentos devido à baixa condutividade e alta capacidade de absorver a umidade. Quando misturado com terra, areia, calcário e argamassa, também pode ser utilizado como um suplemento para gessos ou blocos de concreto.

A start-up alemã Made of Air produz um bioplástico a partir desses resíduos florestais e agrícolas que sequestram carbono e são usados ​​para fazer objetos, incluindo os revestimentos. Painéis hexagonais chamados HexChar foram instalados em uma concessionária Audi em Munique no ano passado, marcando a primeira vez que o produto foi usado na arquitetura.

3 – Isolamento de Aerogel

Imagem: Kaiwaii

Quando se trata do aerogel, o material não é apenas um dos mais leves disponíveis no mercado, mas também um dos isolantes mais eficazes do mundo (deteve 13 recordes mundiais do Guinness em 2011).

A ideia, criada pela NASA, intitulada originalmente de Thermablok, evoluiu, e hoje se adequa particularmente para uso doméstico e comercial. Por resistir ao calor, é um ótimo isolante, eficiente e também ecológico.

4 – Tijolos que absorvem a poluição

Imagem:Indian Art N Design;;

Além de serem criados por processos mais sustentáveis, essa nova onda de materiais de construção inovadores também está ajudando ativamente a reduzir a poluição durante seu uso operacional. Tijolos absorvedores de poluição são um exemplo disso. Os blocos, inspirados nos aspiradores de pó, são projetados para deixar o ar fluir dentro deles e, por meio do processo de filtragem, capturar a poluição do ar.

O Breathe Brick, por exemplo, foi criado para ser usado em conjunto com o sistema de ventilação regular de um edifício, que apresenta uma fachada de tijolos de camada dupla com estes tijolos especiais no exterior, complementados por uma camada interna que oferece isolamento padrão.

5 – Concreto Translúcido

Imagem: Jordan’s Capital Bank, Australian Design Review;;

O concreto translúcido incorpora fibras ópticas em sua mistura, permitindo com que a luz passe através do material. Como resultado, oferece a resistência tradicional do concreto, mas pode iluminar os espaços de maneiras intrigantes.

6 – Fachadas Homeostáticas

Imagem: ResearchGate;

Conhecido como “biomimética”, esse sistema de fachada responde a circunstâncias externas, como luz e calor, para auxiliar a estrutura a manter condições internas desejáveis. Composto de uma fita dielétrica (um polímero que reage a impulsos elétricos) envolta em uma fachada de vidro duplo, ambos os lados do material são cobertos com prata, o que reflete a luz e distribui eletricidade pela superfície, permitindo que ela se transforme para atender as necessidades.

Sair da versão mobile