Trabalhar com moda é uma delícia, mas a verdade é que ela vai além de look do dia. Tem a ver com relações sociais, psicológicas, físicas, além de administração, marketing, mídia, etc. A moda engloba muitas questões e muitos desafios, portanto, se aprofundar no assunto é fundamental pra se manter vivo em um mercado onde a concorrência é acirrada e muitas vezes cruel.
Pensando nisso, listamos aqui 8 livros imprescindíveis e um bônus para quem deseja se aprofundar nesse mercado. Você precisa ler:
1 – O Império do Efêmero, Gilles Lipovetsky (Editora Companhia de Bolso);
O Império do Efêmero é um livro que fala sobre como a moda se estabeleceu nas sociedades antigas, qual a origem do pret-a-porter, das relações de consumo das sociedades modernas, como a moda se cria e como ela se copia. Essencial para entender como se constrói esse sistema, o sobrepujamento do novo e naturalmente do capitalismo – e consumismo, daí a sua efemeridade – e compreender a moda como questão social, psicológica e antropológica.
A leitura pode parecer um pouco difícil, tem uma linguagem acadêmica, e geralmente pode-se dispersar com facilidade, portanto é um ótimo título pra quem já tem um pouquinho de intimidade com esse universo. Aqui você confere uma excelente resenha.
2 – Moda e Comunicação, Malcom Barnard (Editora Rocco);
Um dos meus livros preferidos, apesar de ter uma linguagem mais específica e “difícil”. Malcolm Barnard fala das funções do adorno do corpo, descreve como a moda comunica e como ela é usada pra comunicar, e acredita que o assunto não é apenas fator participante das sociedades, mas ajuda também a constituí-las.
No livro, o autor revela como os indivíduos fazem uso de sua simbologia para dar significado e expressar à sociedade suas ideologias, preferências, seu status, poder, etc. além de relatar as funções indumentárias (vestimentas) nesse objetivo. Resenha aqui.
3 – História Social da Moda, Daniela Calanca (Editora Senac);
Entender a evolução da Moda e como ela possibilitou a constituição das sociedades é um fator primordial pra quem deseja trabalhar na área. Através de significativos acontecimentos históricos, Daniela conta sobre a origem da moda e sua evolução (e revolução) ao longo dos anos e como ela sempre foi usada para organizar os sistemas e as estruturas da sociedade.
De uma maneira nada superficial, ela explica que o assunto vai muito além – é “um conjunto de maneiras e usos coletivos que caracterizam o vestuário de determinado grupo por determinado tempo”. Também pode parecer ter uma linguagem mais específica e às vezes complexa.
4 – A Moda Imita a Vida – André Carvalhal (Editora Senac);
Com uma linguagem leve e didática, André descreve o processo da concepção e personificação de uma marca de moda e a trata como um organismo vivo. Em todos os momentos, o autor faz comparações com o nosso cotidiano (por isso o título), o que facilita a compreensão do tema.
Voltado para um estudo de branding, o livro aborda questões de identidade, imagem e posicionamento de marca, além de ser cheio de cases e fantásticas entrevistas, ou seja, um prato cheio pra quem trabalha com imagem de marca ou pretende se aventurar no processo de construção de uma, funcionando como um guia para gerar insights e autoconhecimento. Já falamos bastante sobre esse título aqui.
5 – The Black Book of Fashion, Jorge Faccioni (Editora Use Fashion);
O subtítulo “Como ganhar dinheiro com moda” é realmente muito atrativo e o livro se propõe exatamente a isso: a geração de lucro como objetivo máximo. Com capítulos curtos e diretos, fala que sendo a moda um negócio que gera bilhões anualmente, o talento e sensibilidade estética são imprescindíveis, mas não os únicos pontos a serem observados.
O autor aborda pontos emocionais, psicológicos e comportamentais aliados às práticas de design, administração e marketing, tudo com muito embasamento em pesquisas de mercado.
6 – Inventando Moda, Dóris Treptow;
Fazer uma coleção pode parecer, mas não é uma tarefa fácil. Nesse livro, Dóris Treptow analisa do ponto de vista pragmático – praticamente um guia passo a passo e simplificado – o desenvolvimento de produtos fashion e explica todas as etapas que o envolvem.
Mercado, target, metas, design, custos e desenvolvimento da coleção propriamente dita são alguns dos assuntos abordados no livro além, claro, de comercialização. (O livro foi reeditado em 2013 e eu ainda não li a nova edição, mas ouvi muitos elogios e tem sido bastante utilizado em cursos de graduação.)
7 – Styling e Criação de Imagem de Moda, Astrid Façanha e Cristiane Mesquita (Editora Senac);
Você já parou para pensar na importância da imagem para uma marca de moda? É ela que revela de maneira muito explícita o direcionamento da marca, ou seja, quem ela é e pra quem ela é. Através da união de diversos artigos, as autoras abordam no título, desde métodos de pesquisa, passando pela criação do conceito, até o processo de produção final, tudo com a função de despertar o desejo de compra.
É um livro muito importante para produtores e stylists, pois você pode até não saber, mas cada detalhe que compõe uma fotografia de moda – modelos e suas posturas, cenários, luz – é proposital e deve ser minuciosamente estudado.
8 – Marketing de Moda, Marcos Cobra (Editora Senac);
Marketing deveria ser um assunto estudado por toda e qualquer pessoa no mundo, mas infelizmente não é. Mas pra quem está começando nos conceitos, esse livro é excelente. Ele trata de maneira muito simples e eficiente a relação marketing x moda e como aplicar seus mecanismos ao dia a dia de uma marca.
Fala de mercado, ciclo de vida de produto, estratégias, lifestyle, segmentação, custo x valor e mídia com a proposta de transformar os produtos em objetos de desejo e em consequência, necessidade.
9 – BÔNUS: Vista quem você é: Descubra e aperfeiçoe seu estilo pessoal, Oficina de Estilo (Editora Casa da Palavra);
Para quem se interessa por estilo pessoal e autoconhecimento voltado para moda, o livro da Oficina de Estilo: Vista quem você é: Descubra e aperfeiçoe seu estilo pessoal é uma fantástica fonte! Cada leitor (a) vira personal stylist de si mesmo (a).
A dupla criativa, Cris Zanetti e Fê Resende, conta como trabalha com as suas clientes (Consultoria de Imagem), explica técnicas e propõe exercícios para aprender a identificar os elementos que compõem o seu próprio jeito de se vestir, a combinar cores e estampas, a fazer compras certeiras e a escolher qualidade nas roupas. Quem está em busca de se conhecer melhor certamente vai gostar!
Claro que existem muitos outros títulos a serem estudados por quem trabalha com moda, alguns mais gerais e outros mais específicos. O objetivo foi trazer aqui alguns textos pra você começar a se aprofundar no assunto, baseados livremente na minha experiência com cada um deles e como eles me ajudaram a resolver algumas questões.
Mas lembre-se: nada substitui os cursos e a experiência na área. Deixe outras dicas nos comentários ou sua opinião sobre os livros citados!
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