Milton Glaser foi um designer gráfico norte-americano reconhecido universalmente por seu trabalho. Nascido em 26 de junho de 1929, Glaser faleceu exatamente 91 anos depois, em seu aniversário, em Nova York, onde viveu toda a sua vida.
Inclusive, seu projeto mais conhecido, I ♥ NY, expressou seu orgulho pela cidade e logo se tornou um símbolo universalmente reconhecido. O artista também é famoso por ter desenhado um cartaz para o cantor americano Bob Dylan, além de co-fundar a NY Mag, revista de estilo de vida e cultura de New York.
São dele também as ilustrações psicodélicas do álbum Yellow Submarine (1969) dos Beatles, o pôster da temporada final de Mad Men para AMC, e projetos como a garrafa de vodca dourada para o presidente dos EUA, Donald Trump e anúncio para a Campari.
Seu estilo peculiar mudou tanto a cultura visual americana nas décadas de 1960 e 1970, que ao longo dos tempos, Milton foi imitado, parodiado e copiado para além das fronteiras. Até sua morte em 26 de junho de 2020, Glaser continuava a criar. Aqui estão alguns de seus incríveis projetos de design e um vídeo bem interessante com sua fala sobre o medo de errar. Confira!
1 – Cartaz de Bob Dylan para a CBS Records
Glaser aplicou seu estilo psicodélico característico a um pôster que ele projetou para a Columbia Records em 1967 para ilustrar o álbum Greatest Hits de Bob Dylan. O trabalho o levou a uma onda de fama como designer gráfico.
Inspirado em um autorretrato do artista franco-americano Marcel Duchamp, o pôster mostra o perfil de Dylan ilustrado como uma silhueta negra, criando um forte contraste com as linhas coloridas e sinuosas projetadas para representar os cachos do cantor.
2 – Beatles, Yellow Submarine
O designer também foi responsável pelo encarte do 11º álbum dos Beatles, chamado Yellow Submarine.
3 – Campanha I ♥ NY
Criado em 1977 como parte de uma campanha publicitária encomendada pelo Estado de Nova York, o icônico logo I ♥ NY foi criado para aumentar o turismo e elevar o ânimo dos nova-iorquinos após a crise fiscal da cidade.
Glaser, que projetou o logotipo pro bono, escolheu usar uma fonte semelhante à conhecida fonte American Typewriter por sua “informalidade e referência literária”, além do fato de fornecer um contraste visual ao coração voluptuoso.
Mais tarde, o designer revisitou o emblema após os ataques de 11 de setembro, adaptando-o para dizer “I ♥ NY More Than Ever”.
4 – Logo da revista New York
Em 1968, Glaser fundou a revista New York com o editor americano Clay Felker como concorrente da The New Yorker. Assim, ele atuou como presidente e diretor de design até 1977.
Além de criar o logo ondulado para a revista de lifestyle, cultura, política e estilo, Glaser também projetou um pôster para promover a publicação intitulado ‘Nova York é sobre Nova York’, retratando o Empire State Building da cidade em quatro momentos diferentes.
5 – Cartaz Campari
Em 1992, Glaser projetou um pôster vibrante para a marca italiana de bebidas alcoólicas Campari para promover o famoso aperitivo, mais conhecido por seu uso em coquetéis Negroni.
O cartaz retrata uma mesa coberta com uma toalha xadrez verde, rosa, roxa e amarela, sobre a qual há uma garrafa de licor e um copo com o líquido vermelho escuro transbordando.
6 – Cartaz de Mad Men para AMC
A temporada final da série dramática de televisão americana Mad Men foi anunciada com uma série de pôsteres e animações no estilo Art Nouveau projetados por Glaser em 2014.
O design apresenta a silhueta icônica do protagonista Don Draper, como visto nos créditos de abertura da série, tendo como pano de fundo uma ilustração da cabeça de uma mulher ao lado de um copo com bebida.
7 – Ceci n’est pas la pipe de Vincent
Cem anos após a morte do pintor holandês Vincent van Gogh, um designer norte-americano homenageou o artista com uma ilustração. A obra apresenta um cachimbo colorido e a frase em francês “Ceci n’est pas la pipe de Vincent”, que significa “este não é o cachimbo de Vincent”.
8 – Campanha de Barack Obama
O cartaz “Hope”, criado pelo designer durante a campanha de Barack Obama em 2008, tornou-se um símbolo importante da eleição. Essa obra rendeu a Glaser a Medalha das Artes, honraria concedida pelo Congresso dos Estados Unidos a artistas e patrocinadores de arte.
Identidade e marca pessoal
Agora que você conheceu algumas de suas criações visuais únicas, vale a pena ver este vídeo em que ele fala sobre autenticidade.
O designer conta, que na vida profissional você deve descobrir sua identidade, sua marca pessoal, uma forma de trabalho que te torna distinguível dos outros, para que logo possam te reconhecer. Esse seria o caminho do sucesso: ter algo que ninguém mais tem.
Então o que você faz durante toda sua vida é desenvolver sua “marca”, seu estilo, uma atitude (ou posicionamento quando falamos de empresas), transformando-se em um especialista.
Acontece que junto disso vem o medo de errar. Você se torna tão bom naquilo que repete, repete, repete – e logo perde a vontade de avançar.
Outro ponto é observar o setor em que você atua e sua concorrência. Com certeza a impressão é a de que todos seguem a mesma “onda”. E isso acaba sendo inibidor.
Empresas parecem todas iguais, oferecem, os mesmos produtos, as mesmas funcionalidades e os mesmos preços, já que o medo é não atrair clientes.
“Se o serviço que estou copiando deu certo, por que eu criaria algo diferente?”
Buscamos a segurança na familiaridade. Contudo, essa estratégia, embora confortável, pode sufocar a inovação e a singularidade.
Para isso, Miltion diz que só há uma solução: você precisa abraçar o erro. Afinal, no mundo dos negócios, quem se atreve a ser original é aquele que transforma o medo em uma poderosa ferramenta de diferenciação.