FTCMag Traveluv Abu Dhabi oferece cena artística vibrante – e para 2025, inaugura novos museus como Guggenheim
Traveluv

Abu Dhabi oferece cena artística vibrante – e para 2025, inaugura novos museus como Guggenheim

Uma das maiores concentrações de instituições culturais do mundo, o Distrito Cultural de Saadiyat em Abu Dhabi está previsto para ser concluído em 2025;

Capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi é um destino moderno, com uma cena gastronômica vibrante recheada de restaurantes, cafés, paisagens sublimes, museus interessantes e arquitetura contemporânea.

Nos últimos anos, galerias, exposições, palestras, workshops e instalações posicionaram a arte e a cultura como principais impulsionadores de seu desenvolvimento econômico, com o intuito de se tornarem referência no Oriente Médio. 

Agora, o Departamento de Cultura e Turismo da cidade, DCT Abu Dhabi, anunciou o Distrito Cultural de Saadiyat, previsto para ser concluído em 2025. O complexo será uma das maiores concentrações culturais do mundo, e atualmente tem 76% das obras das novas instituições concluídas.

Em breve, o centro de inovação e criatividade exibirá, ao lado do único museu do Louvre fora da França, novos espaços, coleções e narrativas, como o Guggenheim Abu Dhabi, o Museu de História Natural de Abu Dhabi, promovendo uma paisagem cultural global diversificada.

Descubra a efervescência cultural de Abu Dhabi

O Distrito Cultural de Saadiyat, em Abu Dhabi, está pronto para transformar a cena artística e cultural, tanto local quanto globalmente, quando for concluído em 2025.

No momento, o local já abriga o Louvre Abu Dhabi, o Manarat Al Saadiyat, e a Fundação de Arte Bassam Freiha. Nos próximos meses serão abertos o teamLab Phenomena Abu Dhabi, o Museu Nacional Zayed, o Guggenheim Abu Dhabi e o Museu de História Natural de Abu Dhabi.

Louvre Abu Dhabi

Louvre Abu Dhabi: a estrutura com cúpula flutuante é uma obra-prima arquitetônica por si só, criada pelo arquiteto francês Jean Nouvel;

O Louvre foi o primeiro museu universal do mundo árabe, que exibe obras de arte de diferentes culturas lado a lado e conta a história das conexões humanas. Desde sua inauguração em 2017, já recebeu 5 milhões de visitantes e é reconhecido por sua arquitetura impressionante.

Projetado por Jean Nouvel, o museu exibe uma página de um Alcorão azul do Norte de África (900), A Virgem e o Menino (1480-85) de Giovanni Bellini, Jovem Emir Estudando (1878) de Osman Hamdi Bey, e Cabeça de um Jovem com as Mãos Fechadas, Estudo da Figura de Cristo (1648-1652) de Rembrandt van Rijn.

Manarat Al Saadiyat

O Manarat Al Saadiyat funciona como um centro de expressão artística criativa e abriga duas iniciativas importantes do calendário cultural da cidade: o Abu Dhabi Art e o Culture Summit Abu Dhabi.

É um espaço flexível, que contribui com uma série de exposições e eventos durante todo o ano. Também está equipado com estúdios de fotografia e arte, três galerias para exposições temporárias, um terraço para eventos ao ar livre, uma cafeteria, um auditório e um teatro.

Berklee Abu Dhabi

Fundada em 2020, a Berklee Abu Dhabi oferece programações de música, educação e artes cênicas durante todo o ano. Tem como objetivo melhorar o acesso a jovens talentos musicais no Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia, e é a primeira instituição a oferecer ensino de música de nível internacional nos Emirados Árabes Unidos.

Conta com um espaço para apresentações, um estúdio de gravação, estúdios de ensaio, salas de prática e fica localizado no Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos da Expo Xangai 2010, projetado pelo famoso escritório de arquitetura Foster + Partners.

Fundação de Arte Bassam Freiha

Inaugurada em 2024, a Fundação de Arte Bassam Freiha (BFAF) é a única instituição privada no Distrito. Abriga exposições da própria coleção do patrono e colecionador de arte, Sua Excelência Bassam Said Freiha, com foco no movimento orientalista. Localizada perto do Manarat Al Saadiyat, tem uma impressionante arquitetura inspirada no próprio homem.

As formas angulares perfuradas criam um jogo de luz e sombras em constante mudança, que levam a um espaço de vidro “flutuante” e tranquilo, cercado por água e um relaxante jardim projetado para receber exposições de esculturas.

Novos Museus até 2025

teamLab Phenomena Abu Dhabi

Uma das instituições em progresso é o teamLab Phenomena Abu Dhabi, um espaço orgânico, onde a arte e a arquitetura combinam com a tecnologia e a ciência de ponta, levando os visitantes a uma viagem imersiva e multissensorial, com obras que mudam em resposta ao ambiente.

O teamLab Phenomena Abu Dhabi foi projetado para inspirar a “curiosidade infinita”, despertar os sentidos, estimular a imaginação e fazer surgir a sede por conhecimento. Fundado em 2001, o teamLab é um coletivo de arte internacional com sede em Tóquio, comprometido em explorar a confluência de arte, ciência, tecnologia e o mundo natural.

Museu Nacional Zayed

A cidade também receberá o Museu Nacional Zayed, o museu nacional dos Emirados Árabes Unidos, que irá explorar as paisagens, a história, os idiomas e a cultura dos EAU desde a pré-história até o presente, incluindo a recente transformação econômica e social do país, além de uma coleção de arte e artefatos de toda Arábia e região.

O nome do museu é uma homenagem ao falecido Xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan (1918-2004), fundador e primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos. Seu formato singular é composto por uma série de cinco estruturas de aço elevadas que evocam a asa de um falcão.

Funcionando como chaminés, elas empregam os mesmos princípios de resfriamento das tradicionais torres eólicas barjeel que podem ser encontradas em todos os emirados, ventilando o museu ao extrair o ar quente do edifício do modo natural.

Museu de História Natural de Abu Dhabi

As exposições do museu levarão os visitantes a uma viagem de 13,8 bilhões de anos através do tempo e do espaço, que incluirá uma perspectiva instigante sobre como pode ser um futuro sustentável.

Entre os destaques da coleção estão o ‘Stan’, um esqueleto fossilizado de Tyrannosaurus rex de 67 milhões de anos e 11,7 metros de comprimento, e um espécime do meteorito Murchison, de 7 bilhões de anos, que contém compostos orgânicos de ‘poeira estelar’ mais antigos que o nosso sistema solar.

A instituição de pesquisa e educação do Museu de História Natural também desempenhará um papel fundamental na promoção de pesquisas e na ampliação do conhecimento e da compreensão do público sobre o mundo natural. O espaço oferecerá suporte ao conhecimento científico e criará um think tank para inovações futuras e tecnologias emergentes.

Guggenheim Abu Dhabi

Concebido para desenvolver perspectivas diversificadas e novas histórias da arte moderna e contemporânea, o projeto Guggenheim Abu Dhabi é uma parceria entre o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi (DCT) e a Fundação Solomon R. Guggenheim.

O museu constituiu um acervo permanente e global de mais de 650 aquisições, oriundas de mais de 100 países, com foco na arte do oeste asiático, norte da África e sul da Ásia desde 1960.

Entre os destaques da coleção permanente estão um retrato escultural de Andy Warhol, Andy (1962-1963), da artista venezuelana Marisol Escobar; Mogamma (A Painting in Four Parts), da artista Julie Mehretu, nascida na Etiópia e radicada nos EUA, Ancient Symbols (1964), da artista iraquiana Dia Al-Azzawi, Earth’s Skin (2007), do artista ganês El Anatsui, e Square Composition 3 (1963), do artista paquistanês Anwar Jalal Shemza (1928-1985), residente no Reino Unido.

Obra de Hassan Sharif (1951, falecido em 2016, Dubai) criada em aço inoxidável e fios de cobre. Guggenheim Abu Dhabi;

Todas as imagens: © Department of Culture and Tourism – Abu Dhabi

Sair da versão mobile