Com o surgimento de novas formas de experimentar destinos e hospedagens, não é de se admirar que o mercado de acomodações esteja mudando constantemente. Os serviços de estadia como o Airbnb além de aproximar as pessoas do dia a dia real dos moradores e locais, leva os visitantes até valores históricos e costumes da cidade que por muitas vezes ficaram esquecidos, além de proporcionar experiências enriquecedoras que ao ficar em um hotel nunca teríamos.
No Airbnb, também há casas, apartamentos e quartos disponíveis para todos os bolsos e gostos: você pode ficar hospedado em um bairro cheio de atrações turísticas ou até naquela rua mais afastada e calma, porém recheada de cafeterias, restaurantes, lojas e bares deliciosos.
O Airbnb também trouxe novos valores ao consumidores com a criação de benefícios adicionais e custos mais baixos. Mas localizar e pesquisar a oferta certa pode ser complicado. Para ajudar a reduzir o período de pesquisa, e em parceria com a Zoey Molnar, editora-chefe do site Stag Kiss Budapest, criamos uma lista de itens com nossas experiências para ajudar nesse processo. Abaixo você encontrará algumas estratégias úteis. Confira:
COMO ENCONTRAR A ACOMODAÇÃO PERFEITA PELO AIRBNB?
1 – USE OS MECANISMOS DE PESQUISA DO AIRBNB
Um dos seus melhores amigos nesse início do processo é a internet, claro. Os mecanismos de pesquisa, inclusive dentro do Airbnb, trazem as informações que você vai precisar. Se você nunca usou o Airbnb, saiba que quanto mais restringir as categorias de pesquisa, mais sucesso terá em encontrar o local perfeito para ficar.
Você pode começar escolhendo por cidade (até bairro), data da hospedagem, número de ocupantes, se quer alugar a casa toda, um quarto só, e outras informações. Essas informações podem ajudá-lo a garantir que você esteja recebendo o melhor negócio e também a verificar outros detalhes menores que muitas vezes esquecemos de considerar (se tem wi-fi, ar-condicionado, aquecedor, elevador, toalhas de banho, etc).
DICAS: Tenha paciência neste primeiro momento da pesquisa pois sempre há muita oferta. Observe bem as fotos e monte uma wishlist com o nome do destino. Vá favoritando os locais que mais gostou. Também não deixe para fazer a reserva em cima da hora. É importante fazer essa pesquisa com antecedência para não ter que se deparar com os melhores lugares já alugados!
Apartamento alugado pelo Airbnb em Praga em Old Town, porém em uma moderna rua cheia de lojas, cafés e bares em um bairro incrível. Várias coisas para se fazer a pé! Em frente, um supermercado enorme. Organização, limpeza e anfitriões maravilhosos!
2 – LEIA OS COMENTÁRIOS
Depois de favoritar suas casas ou quartos favoritos dentro do que procura, algo muito importante a se fazer é ler os comentários que os outros hóspedes deixam. Geralmente as pessoas mostram tudo o que gostaram no local ou não, não deixando nada ao acaso. Os comentários são um dos seus maiores amigos, pois detalharão muita coisa e podem ser decisivos na hora de escolher entre um local X ou Y em uma cidade.
A Forbes até divulgou um artigo sobre como o processo dos comentários ajuda as pessoas a confiarem no Airbnb. O processo é realmente honesto e deixa pouca especulação, assim, os hóspedes incluem detalhes e informações profundas para ajudar os outros usuários em sua estadia.
Ao pesquisar um lugar para ficar, muitas vezes você encontrará um sistema de classificação de estrelas em que os números variam. Também é importante verificar se o seu host é verificado, é um Superhost, se tem boas recomendações, tudo isso com certeza garante a segurança de que você não vai errar.
Pavla & Bara, os donos desse apê na República Tcheca são verificados, Superhosts e tem mais de 363 comentários (até o momento). O apartamento é impecável, portanto foi fácil confiar nos hóspedes, indo além da estética das fotos.
O local era ainda mais bonito e aconchegante ao vivo! Um dos quartos do apartamento de Pavla & Bara em Praga. Se sentir em casa é bem importante ao ficar hospedado em um Airbnb!
DICA: Leia com atenção os anúncios, as regras da casa, e todos os comentários para que tudo fique claro para você!
3 – LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO
Um dos maiores atrativos ao se hospedar em um Airbnb é a capacidade de aproximar as pessoas do que elas realmente curtem em uma cidade, além das atrações turísticas, é tentar vivenciar a vida local, conhecer histórias e experiências únicas que os destinos e pessoas ali possuem. Um importante ponto a ser considerado quando se viaja é pensar qual o seu objetivo na cidade. Assim, sempre que viajo procuro saber qual o bairro que tem o meu perfil/ se ele me oferece o que mais gosto de fazer e se há transporte público de acesso fácil na redondeza.
Uma pesquisa básica na Internet também te traz boas informações sobre o bairro. O próprio site do Airbnb (e muitos dos anfitriões) destacam atrações na vizinhança, o que esperar pelas redondezas, etc. Existem bairros que podem oferecer ótimos passeios a pé, outros de fácil acesso a um táxi, outros em que a localização está dentro de determinadas distâncias de um supermercado, hospital, aquele museu que você quer conhecer, e assim vai. Entrar no Google Maps para dar uma espiada na rua também vale.
Apê em Lower East Side em Nova York com a localização perfeita para o que estava procurando.
Defina sua localização a partir das suas afinidades e objetivos e veja se a área possui alguma hospedagem dentro do seu orçamento e exigências. Alguns locais são mais luxuosos, mas muitas vezes longe de certas áreas turísticas, outros mais descolados, porém barulhentos. Leve tudo isso em consideração. A pesquisa de localização também pode colocá-lo no caminho certo para todas as opções que colocou na wishlist anteriormente.
DICA: Use o mapa que Airbnb disponibiliza para ver onde ficam seus principais interesses.
Bares, restaurantes cafeterias, lojas de design, galerias de arte, mercados alternativos, tudo ao lado do apê em Lower East Side!
4 – ANFITRIÕES
Alguns anfitriões estão no Airbnb durante anos, enquanto outros estão entrando agora e querem ganhar força. É aqui que as vezes você nota uma super diferença de preço. Alguns estabelecimentos que recebem as pessoas há bastante tempo terão um preço mais adequado e dentro de um padrão.
Os locais mais recentes podem vir com um desconto, mas isso também aumenta o risco de ficar em algum lugar ruim sem ter muita base. Uma regra de ouro que tanto Zoey quanto eu sempre uso como ponto de partida para explorar novas acomodações é a localização (e feeling! – acredite na sua intuição). Veja a classificação de vizinhança e outros aspectos caso deseje arriscar, caso a pessoa não tenha nenhuma recomendação ainda.
DICA: Tenha você também um perfil atrativo e completo (com todas as informações) para ser aprovado mais facilmente pelos anfitriões!
O anfitrião Misha, do apê acima em NY, era super bem avaliado, e mesmo quando ele não estava lá, os comentários diziam que o roommate (Taylor) recebia os visitantes e era atencioso. Ele apenas esqueceu de dizer que o quarto em que fiquei também tinha uma surpresa: era interligado com um terraço privativo delicioso! <3
Misha, que é de origem russa, me recebeu tão bem e fez questão que participasse de uma festinha/jantar com seus amigos no terraço em uma comemoração típica com comidas de seu país. Cozinhamos juntos, conversamos, e essa experiência nunca mais será esquecida. Quando você teria essa mesma oportunidade em um hotel?
Em Istambul, Turquia, esse apê com decor industrial ficava ao lado da Galata Tower, no bairro de Beyoglu, cheio de lojas, cafeterias e restaurantes descolados.
5 – PREÇO FINAL: CUSTO X BENEFÍCIOS DA HOSPEDAGEM
Vamos combinar: se aquele apê é maravilhoso, mas fica em uma área que você viu que não é muito segura, será que vale arriscar? O preço pode ser um pouco mais baixo, o que é bom para você, mas geralmente isso pode desencadear outros problemas dependendo da cidade onde você está hospedado. E isso é a última coisa que a gente quer quando viaja, não é mesmo? E sim, alguns dos destinos mais famosos possuem as hospedagens mais caras dessa vida mesmo no Airbnb. Então faça uma pesquisa mais profunda.
O preço final deve ser calculado com quantas pessoas vão se hospedar com você e as datas de entrada e saída. Não se esqueça que há uma taxa de limpeza cobrada pela maioria dos proprietários e há também a comissão do Airbnb. A soma de tudo isso será o valor final da hospedagem.
Bairro de Beyoglu, em Istambul, um dos melhores lugares, super seguro, para se hospedar na cidade, uma ótima escolha! Além disso, o anfitrião foi super atencioso, mesmo não me encontrando ao vivo!
FEITO ISSO, BOA VIAGEM!
O Airbnb é um recurso incrível e uma maneira segura e única de vivenciar um destino. Lembre-se: após a estadia confirmada, converse com o seu host, tire suas dúvidas, anote os contatos da pessoa que vai recebê-lo, endereço, como chegar e etc. Saiba também sobre as opções de cancelamento e o mais importante: respeite a casa dos outros como se fosse a sua.
Ah! E se você nunca viajou usando a plataforma, aqui tem um desconto de R$100 reais para a sua primeira reserva. É só clicar e se inscrever!
Imagens: Unsplash, Carol T. Moré, Airbnb Hosts.