FTCMag Art Attack Alex Proba mostra sua criatividade sem limites através de projetos multicoloridos do Studio Proba
Art Attack

Alex Proba mostra sua criatividade sem limites através de projetos multicoloridos do Studio Proba

O Studio Proba surgiu no ano de 2013 e está sediado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi criado pela designer e diretora de arte alemã, Alex Proba, e oferece uma grande variedade de projetos de design nas esferas do mobiliário, do design gráfico e do design de produto, sempre com uma grande ênfase artística.

Alex Proba nasceu na cidade de Lüdenscheid, na Alemanha, estudou Design Gráfico no seu país natal e Design de Produto e Mobiliário na Holanda. Em 2011, mudou-se para Nova York, onde trabalhou para diversas empresas, e inclusive já ocupou o cargo de Diretora de Arte da Nike.

Em 2018 ela deixou seu emprego formal para se dedicar exclusivamente ao Studio Proba. A criatividade da designer a levou por diversos caminhos, e ela aplica essa pluralidade no seu trabalho, explorando diferentes superfícies e linguagens. Alex conta que não consegue se manter presa a hábitos e à rotina, e que é justamente isso que a motiva.

“Comecei minha carreira na arquitetura e depois caí no design gráfico e branding, e isso evoluiu para a arte, assim como móveis e produtos. Eu levo isso dia após dia e não estou tentando criar uma distinção entre minha arte e meu trabalho de design”, disse ela ao Design Milk.

Dentre os seus projetos de design se destacam os tapetes, almofadas, mesas laterais, vasos, utensílios domésticos, dentre vários outros. Mas o que ela mais ama criar são os murais, por acreditar que eles são uma forma de transformar completamente os ambientes: “Eles fazem você sorrir quando você os . Eles são uma emoção para mim e eu amo isso”, ela diz.

PROCESSO CRIATIVO DE ALEX PROBA

Por conta de exercer um trabalho que é aplicado em diversas linguagens, seu processo criativo é muito variado, mas ela revelou que quando vai desenvolver um tapete, por exemplo, começa com esboços e tenta imagina-lo em 3 dimensões. Isso gera relevos muito característicos em suas tapeçarias inspiradas em texturas e materiais da natureza.

A designer revelou à CC-Tapis que a maioria dos seus projetos são desenhados no computador, mas que alguns deles surgem de colagens de papel ou de pinturas: “Se for um projeto com uma abordagem super geométrica e linear, o computador é a melhor maneira de começar. Se for mais orgânico e livre, adoro usar meios de trabalho analógicos”, conclui.

As tapeçarias são confeccionadas à mão por artesãos, e o processo manual faz com que ela se desprenda da obsessão pela perfeição, pois se tratando de objetos produzidos manualmente, as surpresas que eles podem gerar são muito boas: “Na minha opinião os produtos feitos por artesãos têm uma alma, eles têm uma história dentro deles, que os produtos feitos por máquinas não têm. Eles são uma obra de arte e de certa forma estão vivos. Cada produto é único”, ela diz.

Ela ainda acrescenta que vivemos em uma época em que a maioria das coisas que consumimos são feitas por máquinas, e não por mãos humanas, e por isso não temos ideia de onde essas coisas vêm. E utilizar o processo artesanal é uma forma de reverter essa lógica.

CORES E FORMAS

Independente do material que trabalha, a cor é um elemento muito marcante no trabalho da alemã, e ela conta que a sua paixão pelas cores veio de sua avó, que era florista: “Foi ela que não só me ensinou a cozinhar, mas também a olhar para o mundo e a celebrar cores, espaços, plantas e muito mais. Ela me ensinou como celebrar a beleza, mesmo nas coisas comuns”, revela.

Para Alex, o segredo para combinar cores e estampas é simplesmente gostar do que se cria. Ela afirma que se você se sente 100% seguro da beleza do seu trabalho, as outras pessoas também sentirão o mesmo. Mas caso você esteja em dúvida, talvez haja algo a ser repensado.

Seu trabalho de modo geral conta muito com a intuição. A escolha das formas e das cores normalmente é feita de forma despretensiosa. E se ela não está confiante em relação a algo, muda de caminho.

Como dica para quem quer investir na carreira artística, independente da linguagem, a designer diz que é preciso se manter criativo, e isso só se consegue se você continuar criando constantemente, além de mostrar seu trabalho pro mundo. Assim sua confiança irá crescer juntamente com sua habilidade e seu público.

Para continuar acompanhando o trabalho de Alex no Studio Proba, siga o perfil da designer no instagram.

Sair da versão mobile