Uma hashtag lançada no Instagram virou um convite para que qualquer pessoa fotografe cenas de amor. Criado em 2013, o projeto ‘Amores Anônimos’ hoje reúne mais de 9.000 fotos, enviadas pelos seus mais de 40.000 colaboradores de diferentes locais do planeta. A curadoria é feita por Daniela Arrais, jornalista e sócia da empresa de conteúdo Contente, ao lado da publicitária Luiza Voll.
O que começou como uma brincadeira despretensiosa se transformou em um lindo livro, que reúne fotografias feitas por 28 participantes do projeto e mostra casais de todos os gêneros e de todas as idades em diversos lugares do Brasil e do mundo em momentos de cumplicidade.
“Manifestações de amor sempre me encantaram. Depois de fazer uma foto de um casal que parecia estar entre o apaixonamento e a DR (discussão de relacionamento), postei e criei a hashtag”, lembra Daniela.
De lá para cá, diariamente uma cena de amor tagueada com a hashtag #amoresanônimos é escolhida como destaque no perfil na rede social. Os comentários acabam sendo uma nova história, em que as pessoas se declaram umas para as outras e também contam o quanto desejam aqueles amores que parecem de cinema – mas são pura vida real.
“Talvez tenha sido por insistência – pois é dos projetos/hashtags que mais contribuo – ou apenas por mal gosto da Dani, mas eu fiquei primeiramente surpreso e depois muito honrado de ter duas fotos publicadas no livro. Não sou fotógrafo, mas ando neste caminho há um tempo. É uma felicidade ter uma foto publicada em um livro carregado de amor. Como disse um amigo meu outro dia, é muito sentimentalismo, mas é justamente sentimentalismo que falta por aí”, diz Guilherme Nunes, diretor de arte carioca radicado em Lisboa.
Fazer um livro, aliás, veio da vontade de levar o projeto para um novo suporte e, quem sabe assim, ampliar o público e fazer com que mais gente responda ao convite. “Criar esse hábito de buscar cenas de amor traz muito de beleza e leveza para o dia a dia”, diz Daniela. Simples assim. Não poderíamos concordar mais!
A publicação foi editada de forma completamente independente. O livro “Amores Anônimos” será lançado no dia 29/09/16, quinta-feira, às 19h, na Livraria da Vila – Vila Madalena, em evento aberto ao público.
Acompanhe o projeto Amores Anônimos no Instagram.