FTCMag

Arquiteto cria na Suíça um dos primeiros edifícios sustentáveis a possuir uma floresta vertical

Stefano Boeri, um arquiteto italiano famoso por suas estruturas sustentáveis inovadoras, anunciou a construção de seu mais novo projeto, uma torre de apartamentos de 117 metros de altura em Lausanne, na Suíça, que será um dos primeiros edifícios do mundo a ser coberto de árvores verdes.

O prédio de 36 andares, chamado de “La Tour des Cedres” (A Torre dos Cedros), será o lar de mais de 100 árvores de cedro, 6 mil arbustos e 18 mil plantas, distribuídos por cerca de 3.000 metros quadrados nas varandas e terraços. A floresta vertical também tem a funcionalidade de proteger os apartamentos de ventos fortes, poeira e poluição sonora, além de oferecer uma visão mais agradável da cidade.

Stefano possui alguns projetos similares a esse. Em Milão, ele criou uma espécie de jardins suspensos. O Bosco Verticale entrou como parte da remodelação do distrito histórico da cidade. Os edifícios são equipados ainda com sistemas de reciclagem de água e irrigação, além de painéis solares.

edifício sustentável verde La Tour des Cedres Lausanne Suíça

Já a torre residencial suíça vai oferecer apartamentos que variam em tamanho, de dois a cinco quartos, além de espaço para escritórios, academia e um restaurante panorâmico no último andar.

“Com a Torre dos Cedros teremos a oportunidade de criar um edifício que terá um grande papel na paisagem Lausanne”, disse Boeri. “A arquitetura ainda é capaz de introduzir uma significativa biodiversidade de espécies e vegetais no meio de uma importante cidade europeia”.

A construção do La Tour des Cedres deve começar em 2017. Já pensou se a moda pega? Aí sim! Confira algumas imagens:

Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile