ilustrações pop cartoon mad mari batman

A ilustradora brasileira Mad Mari, ou se preferir – Mariana Andrade, usa muitas referências da cultura pop, do cartoon, das HQs dos anos 80 e de cores vibrantes para criar seu estilo próprio e um trabalho único e original.

Com 21 anos, a carioca conta que seu gosto por desenhar vem desde pequena. Ela sempre adorou o gênero terror, e com 7 anos, sua sensação favorita era tomar susto. Resultado: cresceu apaixonada por filmes, livros e séries aterrorizantes.

Fã de Warhol de carteirinha, fascinada pelas punkzines dos anos 70 e pelo movimento expressionista alemão, Mari conta que os cartazes grotescos e mal pintados, aos olhos dela, sempre foram sensacionais. Seus personagens tem tudo a ver com essa vibe, como ela mesma nos conta nessa entrevista para o FTC. Confira suas incríveis ilustrações:

ilustrações pop cartoon mad mari mulher

“É isso que define minha arte: o escândalo, o susto, a rebeldia. Misturo um pouco os quadrinhos dos anos 80, as punkzines e as serigrafias de Warhol e pronto: você tem um estilo “Mad Mari”.

ilustrações pop cartoon mad mari pulp fiction

“Sempre desenho mulheres com closes exagerados em seus lábios e olhos, o sexual, o prazeroso; o contraste do rosa choque com o amarelo é uma marca do meu trabalho, porque é a mistura de cores mais chocante que tem, machuca os olhos, chama atenção.”

ilustrações pop cartoon mad mari pussycat

“Nas primeiras ilustrações eu contrastava tanto que as pessoas comentavam as cores antes mesmo de comentarem o desenho. Com o tempo, fui diminuindo o rosa com amarelo, e cheguei num tom mais ‘agradável aos olhos’ como dizem meus amigos.”

ilustrações pop cartoon mad mari fuck you

FTC: O seu estilo é muito único. Como você definiu o formato de ilustras “cartoon”, baseada na cultura pop, livros e filmes?

Meu estilo “cartoon-quadrinho” é claramente inspirado nos HQs (sou fã de Batman de carteirinha!). Pra mim, a arte é isso: é o exagerado, o exacerbado, a loucura. 

ilustrações pop cartoon mad mari anti you

FTC: Com o que você se inspira?

Além das inspirações já citadas, costumo ouvir muito Iggy Pop e punk dos anos 70.

ilustrações pop cartoon mad mari iggy pop

FTC: Quais materiais utiliza para desenhar?

Desenho com qualquer coisa! No papel, no guardanapo, nas paredes do quarto (coitada da minha mãe…). Atualmente trabalho com uma tablet de desenho, serigrafia e quadros.

ilustrações pop cartoon mad mari vamp

FTC: Cite uma frase quem tem tudo a ver com a arte de Mad Mari;

Monet que me perdoe, mas a arte pra mim não é uma paisagem monótona. Arte é o absurdo.

ilustrações pop cartoon mad mari darth vader

Atualmente Mari é freelancer, mas tem parceria com a Lolja, com suas estampas em pôsteres e camisetas, além da Pega Essa, onde você encontra trabalhos do seu lado mais “brando”. 

ilustrações pop cartoon mad mari star wars

ilustrações pop cartoon mad mari rolling stones

ilustrações pop cartoon mad mari coringa

ilustrações pop cartoon mad mari mulher gato

ilustrações pop cartoon mad mari mulher

ilustrações pop cartoon mad mari

ilustrações pop cartoon mad mari

ilustrações pop cartoon mad mari take this

ilustrações pop cartoon mad mari andy warhol

ilustrações pop cartoon mad mari

ilustrações pop cartoon mad mari bad motherfucker

No Tumblr: /themadmari. No Twitter: @themadmari. No Facebook:/themadmari. Instagram: @theMADMARI.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários