O Studio Proba surgiu no ano de 2013 e está sediado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Ele foi criado pela designer e diretora de arte alemã, Alex Proba, e oferece uma grande variedade de projetos de design nas esferas do mobiliário, do design gráfico e do design de produto, sempre com uma grande ênfase artística.

Alex Proba nasceu na cidade de Lüdenscheid, na Alemanha, estudou Design Gráfico no seu país natal e Design de Produto e Mobiliário na Holanda. Em 2011, mudou-se para Nova York, onde trabalhou para diversas empresas, e inclusive já ocupou o cargo de Diretora de Arte da Nike.

Em 2018 ela deixou seu emprego formal para se dedicar exclusivamente ao Studio Proba. A criatividade da designer a levou por diversos caminhos, e ela aplica essa pluralidade no seu trabalho, explorando diferentes superfícies e linguagens. Alex conta que não consegue se manter presa a hábitos e à rotina, e que é justamente isso que a motiva.

“Comecei minha carreira na arquitetura e depois caí no design gráfico e branding, e isso evoluiu para a arte, assim como móveis e produtos. Eu levo isso dia após dia e não estou tentando criar uma distinção entre minha arte e meu trabalho de design”, disse ela ao Design Milk.

Dentre os seus projetos de design se destacam os tapetes, almofadas, mesas laterais, vasos, utensílios domésticos, dentre vários outros. Mas o que ela mais ama criar são os murais, por acreditar que eles são uma forma de transformar completamente os ambientes: “Eles fazem você sorrir quando você os . Eles são uma emoção para mim e eu amo isso”, ela diz.

PROCESSO CRIATIVO DE ALEX PROBA

Por conta de exercer um trabalho que é aplicado em diversas linguagens, seu processo criativo é muito variado, mas ela revelou que quando vai desenvolver um tapete, por exemplo, começa com esboços e tenta imagina-lo em 3 dimensões. Isso gera relevos muito característicos em suas tapeçarias inspiradas em texturas e materiais da natureza.

A designer revelou à CC-Tapis que a maioria dos seus projetos são desenhados no computador, mas que alguns deles surgem de colagens de papel ou de pinturas: “Se for um projeto com uma abordagem super geométrica e linear, o computador é a melhor maneira de começar. Se for mais orgânico e livre, adoro usar meios de trabalho analógicos”, conclui.

As tapeçarias são confeccionadas à mão por artesãos, e o processo manual faz com que ela se desprenda da obsessão pela perfeição, pois se tratando de objetos produzidos manualmente, as surpresas que eles podem gerar são muito boas: “Na minha opinião os produtos feitos por artesãos têm uma alma, eles têm uma história dentro deles, que os produtos feitos por máquinas não têm. Eles são uma obra de arte e de certa forma estão vivos. Cada produto é único”, ela diz.

Ela ainda acrescenta que vivemos em uma época em que a maioria das coisas que consumimos são feitas por máquinas, e não por mãos humanas, e por isso não temos ideia de onde essas coisas vêm. E utilizar o processo artesanal é uma forma de reverter essa lógica.

CORES E FORMAS

Independente do material que trabalha, a cor é um elemento muito marcante no trabalho da alemã, e ela conta que a sua paixão pelas cores veio de sua avó, que era florista: “Foi ela que não só me ensinou a cozinhar, mas também a olhar para o mundo e a celebrar cores, espaços, plantas e muito mais. Ela me ensinou como celebrar a beleza, mesmo nas coisas comuns”, revela.

Para Alex, o segredo para combinar cores e estampas é simplesmente gostar do que se cria. Ela afirma que se você se sente 100% seguro da beleza do seu trabalho, as outras pessoas também sentirão o mesmo. Mas caso você esteja em dúvida, talvez haja algo a ser repensado.

Seu trabalho de modo geral conta muito com a intuição. A escolha das formas e das cores normalmente é feita de forma despretensiosa. E se ela não está confiante em relação a algo, muda de caminho.

Como dica para quem quer investir na carreira artística, independente da linguagem, a designer diz que é preciso se manter criativo, e isso só se consegue se você continuar criando constantemente, além de mostrar seu trabalho pro mundo. Assim sua confiança irá crescer juntamente com sua habilidade e seu público.

Para continuar acompanhando o trabalho de Alex no Studio Proba, siga o perfil da designer no instagram.

Affonso atua como artista visual e ilustrador e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, ele se dedica ao bordado manual como expressão artística e acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários