alfabeto-samba-candeia

Cem anos após a gravação do primeiro samba – “Pelo telefone”, de Donga e Mauro de Almeida -, o ritmo continua dominando os pés, reunindo pessoas e encantando brasileiros e estrangeiros.

Para comemorar o centenário de tanta história e paixão, o movimento Alfabeto do Samba reúne artistas e ilustradores para retratar grandes nomes do gênero musical através da arte.

alfabeto-samba-beth-carvalho

Dentre os artistas homenageados estão alguns bem famosos, como Adoniran Barbosa, Beth Carvalho, Cartola, Martinho da Vila, Noel Rosa, Zeca Pagodinho. A ideia foi montar uma exposição com as obras que também vão ilustrar um livro com as informações sobre os homenageados e os artistas participantes.

alfabeto-samba-tia-ciata

A intenção do projeto Alfabeto do Samba é manter viva a história do samba e resgatar a importância do gênero como expressão cultural brasileira. “O samba se personifica em grandes artistas, cantores e compositores nem sempre lembrados mas que também tiveram sua contribuição nesta história. Juntando música, arte e coletividade, o nosso objetivo é projetar a cultura desse ritmo para as futuras gerações” declara Redson Pereira, um dos idealizadores do movimento.

alfabeto-samba-elza-soares

Já são inúmeros artistas confirmados até agora como Arthur Duarte, Beatriz Mayumi, Cincoletivo, Caco Bressane, Colletivo, Elvis Benício, Guilherme Kramer, Juliana Vomero, Pianofuzz, Yumi Shimada, Zhion, e muito outros.

ftc-alfabeto-do-samba-martinhodavila

ftc-alfabeto-do-samba-zaca-pagodinho

Não deixe de acompanhar o desenvolvimento do projeto através do Instagram e do Facebook. A ideia é do coletivo COLE.CXAs imagens são realmente dignas de samba! 

Daniela Fagundes é Jornalista que sonha em ser escritora e escritora que brinca de assessora. Encantada por gente, ideias, viagens e conversas de botequim. Mineira de coração, já morou na Espanha e em Portugal, e dedica seus dias a conhecer novos lugares. Viciada em frio na barriga, arte, passagens baratas, Candy Crush e palavras.

Daniela Fagundes – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários