Conheça a história de Anežka Kašpárková, uma senhora de 90 anos que transformou a sua vila na República Tcheca ao pintar flores azuis em uma capela

Louka é um vilarejo na República Tcheca localizado na região da Morávia do Sul, no distrito de Hodonín. O local não era muito conhecido, até uma senhora de cabelos brancos colocar no mapa o lugar onde sempre morou.

Anežka Kašpárková, trabalhadora agrícola, ficou famosa após decorar a vila com suas pinturas únicas feitas à mão. Da capela do século XVIII, símbolo da aldeia, à alguns muros da cidade, Anežka manteve-se cuidadosamente com um pincel na mão durante quase quarenta anos.

Com ornamentos tradicionais eslovacos em azul, a capela foi pintada de ultramarino. “A cor é cara e boa. O revestimento dura dois anos. Acho que duraria mais se os conservacionistas permitissem fazer uma verdadeira reforma” – disse ela rindo.

Anežka Kašpárková ficou conhecida mundialmente e muitos acadêmicos locais também se maravilharam com seus ornamentos folclóricos e pinturas orgânicas.

“Antes de mim, a pintura era feita por uma senhora anciã. E assim eu assumi o revezamento”, a vovó recordou. Foi ao se aposentar que a paixão pela pintura nasceu, conta ela. Esta mesma senhora lhe ensinou a arte do desenho – e quando morreu, Anežka decidiu seguir seu próprio trabalho, embelezando os lugares. “Eu faço apenas o que eu gosto. Tento ajudar a decorar um pouco o mundo”.

Uma das janelas da capela

ORNAMENTOS FLORAIS

Os ornamentos florais em azul foram criados pela Sra. Kašpárková em sua própria imaginação. São traços folclóricos originais reminescentes de flores desabrochando, diz ela.

Anežka nunca gostou muito de ouvir sobre o fato de que estava fazendo obras de arte. “De alguma forma eu sou um artista, mas eu apenas quero ajudar”, disse.

De uma forma ou de outra, ficará para sempre seu legado. Em março de 2018, a extraordinária mulher morreu. Louka se despediu da lendária Anežka Kašpárková que deixou a aldeia montanhosa com 90 anos.

Mas quanto a arte, não é preciso se preocupar: de acordo com a prefeita Anne Vašic, uma outra senhora local qualificada assumirá o revezamento, assim como ela mesma gostaria que fosse feito.

Confira um pouco mais de sua linda arte:

*Este post foi criado exclusivamente para o Blog Todeschini. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis do FTC por lá! Vale a pena acompanhar!

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos conteúdos feitos em parceria, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta! ♥︎

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários