O artista Ememem encontrou uma maneira única de lidar com rachaduras e buracos na rua: ele transforma falhas em arte

Buracos e rachaduras nas ruas e calçadas podem causar acidentes e prejudicar diversas pessoas, além dos ambientes ficarem degradados. Muitas vezes, deixados de lado pelos encarregado de mantê-los, ficam abertos por anos, tornando-se uma parte característica da paisagem da cidade.

O artista de rua Ememem—conhecido por seu trabalho em Lyon, França, sua cidade natal, como “cirurgião de calçada”—tem como missão “curar as fraturas do asfalto” transformando-as com mosaicos coloridos através da arte.

O artista francês apelidou sua técnica de “flacking”—um jogo com a palavra francesa flaque, que significa poça. Usando materiais como cerâmica, madeira e betume, ele preenche todo o espaço, desde pequenas aberturas até crateras na calçada com seus ‘bandaids artísticos’.

Sendo assim, todos os pedaços de azulejos e faiança que usa precisam ser cortados da maneira certa, em um processo longo e delicado. Como a intervenção é proibida no espaço público, muitas vezes Ememem tem que trabalhar à noite secretamente.

“Sou apenas um poeta da calçada, filho do betume”, diz Ememem sobre suas belas obras de arte. “Meu trabalho mostra um pouco do dia a dia e da história da cidade: os paralelepípedos que foram deslocados por um caminhão de mercado cheio de vegetais que arrancou um pedaço de asfalto. Assim, cada um se torna uma falha.”

Seu trabalho virou até símbolo característico das ruas de paralelepípedos e calçadas com fendas em Lyon, mas sua arte lúdica em mosaico também pode ser encontrada em cidades por toda a Europa—incluindo Paris, Madri, Barcelona e Milão.

O artista chama sua técnica de “flacking”—um jogo com a palavra francesa flaque, que significa poça

Suas belas obras de arte lhe renderam o apelido de “cirurgião de calçada”

Ememem está atualmente trabalhando em um projeto financiado pela Société du Grand Paris, e transformou o canteiro de obras do novo metrô Grand Paris Express. Você pode encontrar alguns de seus novos mosaicos em exibição no local gratuitamente até 31 de agosto de 2021. 

Conheça também a série ‘Pothole Installations’ de Jim Bachor que também traz mosaicos pop nos buracos das ruas de Chicago 

Para saber ainda mais sobre Ememem, acesse seu site e siga-o no Instagram.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários