exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos Napoleão

A artista brasileira Saramello inaugurou recentemente sua primeira exposição solo na França, intitulada “Ils sont partout” (“Eles estão em toda parte”).

Sara apresenta uma série inédita de pinturas retratando o Palácio Château de Fontainebleau e suas personagens, com um porém: tudo é contado sob a visão dos gatos que vivem nas ruas da cidade na França. (Fontainebleau fica há 40 minutos, de trem, de Paris e é uma linda cidade imperial). 

A artista passou meses observando os gatos que passeiam livremente pelas ruas durante o dia (a maioria têm sua “própria” casa, não são gatos abandonados) e, seguindo a temática de seu trabalho, criou desenhos dos animais em situações irreverentes que mostram um pouco do cotidiano na cidade francesa.

Todos os gatos pintados nos quadros realmente existem. E foram filmados e fotografados durante o período de pesquisa, como parte de seu processo criativo. Um detalhe bem bacana: todas as estampas pintadas como background dos quadros, são estampas que existem na tapeçaria e mobiliário dos apartamentos do château.

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos La manege

“A décor deste palácio é de uma riqueza de cores, estampas e detalhes impressionantes e, como dizem os franceses, ‘Je suis tombé amoureuse’ desde o primeiro momento em que o visitei. Em meu trabalho gosto de representar os animais nos contando histórias, de uma forma lúdica e onírica e, quando cheguei à Fontainebleau, a imaginação vôou longe em meio a tanta riqueza cultural e visual. Para mim, o Château de Fontainebleau é muito mais lindo  que o de Versailles (mais conhecido popularmente)”.

Confira algumas peças:

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos La peluche perdue

A gatinha desse quadro (com a cara simetricamente dividida em duas cores) foi encontrada no quintal do prédio e alimentada pela artista durante uns três meses. Após perceber que ela estava perdida (sob chuva e muita fome), Saramello pediu auxílio a uma clínica veterinária da cidade que logo descobriu que a gata havia sido abandonada pela antiga proprietária. A partir desse dia o animal foi encaminhado a uma ONG e ‘ganhou’ uma pintura como uma recordação pelos meses de amizade.

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos Le Roi de Rome

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos Le trône du Napoleon Bonachat

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos

A mostra segue em cartaz até 27 de junho na Galerie 17.Arts – 17, rue Paul Seramy – 77300 – Fontainebleau. Quem estiver por Paris nesse período, vale fazer uma visita ao castelo e depois dar uma “esticadinha” até a galeria para conferir de perto a exposição. 

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos exposition

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários