Sob o lema Choose Love, Aida Wilde espalha uma mensagem positiva para ajudar refugiados

Aida Wilde nasceu no Irã, mas nos anos 1980 chegou ao Reino Unido como refugiada política. Sua produção artística mais recente usa um objeto tão comum do nosso dia a dia e essencial na nossa sociedade para disseminar uma mensagem tão básica quanto: o amor. Como refugiada, ela se solidariza com outros refugiados e usa a arte como forma de chamar atenção.

Seu trabalho mais recente, Cash is King II (Dinheiro é Rei – em tradução livre) trata-se de grafitar as palavras Choose Love (Escolha o Amor) em notas de dinheiro. Mas as notas não são todas iguais, elas são reproduzidas artisticamente e vêm de países como Eritreia, Iraque, Somália, Sudão e Síria. A ideia é que o dinheiro represente alguns dos lugares com o maior número de refugiados no mundo. 

CHOOSE LOVE – AIDA WILDE

A frase Choose Love também não foi uma escolha qualquer. Além de ser por si só uma mensagem poderosa na sociedade atualmente, é também um grande movimento da ONG Help Refugees, para onde serão doados os recursos levantados com a venda de algumas obras de arte de Aida Wilde. A instituição trabalha com refugiados no Reino Unido e outros países como Grécia, Líbano e França.

Esse trabalho têm um significado pessoal para Aida já que ela também é uma refugiada e conhece a realidade de ter que deixar o seu país. Os curadores de sua exposição, Susan Hansen e Olly Walker comentam que quando a artista pegou nas mãos uma nota de dinheiro do Irã, seu país natal, ela a colocou por último, embaixo de notas de outros países.

“Aida Wilde disse que sentiu que a mensagem de ‘Escolha o Amor’ se relacionava com esperança, amor, dignidade, humanidade e que nada daquilo se relacionava com a imagem de Saddam Hussain, estampada no dinar, o dinheiro iraquiano”, contam. O Irã e o Iraque tiveram uma grande guerra, o que resultou em muitas pessoas deixando os dois países em busca de proteção.  

Muitos dos cartazes e instalações de Aida nas ruas têm uma identidade visual ligada à pop art, com elementos como bolinhas que destacam ainda mais seus trabalhos gráficos. Ela é a responsável por alguns outdoors famosos como Shangri-La no Glastonbury Festival, Wood Street Walls e Adblock. Além disso, é fundadora do Sisters in Print, um coletivo que reúne artistas mulheres do mundo todo que espalham sua arte por meio de impressões gráficas.

Suas criações para Cash is King II já foram exibidas em Londres na Saatchi Gallery. Todo fundo levantado com a exposição foi destinado para o apoio de refugiados ao redor do globo. Para ver por onde a mensagem Choose Love está passando, use a #chooselove no Instagram. 

Saiba mais sobre o trabalho de Aida Wilde em seu site, Twitter ou Instagram. No site da ONG é possível ajudar os refugiados doando valores para cobertores, alimentos, medicamentos, água potável e mais. 

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários