Andar pelas ruas da Europa é se deparar com inúmeras placas que ganharam novos sentidos através da intervenção urbana. O responsável por isso chama-se Clet Abraham, um artista francês que mora em Florença. Conheça seu trabalho!

Clet Abraham intervenção placas de rua

As ruas de Florença trazem muito mais do que as famosas esculturas e obras Renascentistas. A arte de rua parece viva mais do que nunca e em todo lugar em que se olha há algo novo: um estêncil, lambes, adesivos e claro, as famosas placas de rua que ganham novos significados através das mãos de Clet Abraham.

É fato. Ao caminhar pela cidade, temos que manter os olhos abertos para capturar todas. Muitas vezes criativas, outras vezes divertidas ou até provocativas, elas trazem pontos de discussões interessantes. Clet espalha sua arte por todas as cidades que passa, na Europa (Florença, Roma, Milão, Verona, Londres, Viena) até os Estados Unidos e Japão.

Originalmente da França, Abraham chama a Itália de casa há mais de 20 anos. Seu estúdio fica em um dos bairros mais descolados da cidade, em San Niccolo (Via Dell’Olmo 8r). Lá, você pode conversar com o artista, pegar alguns de seus stickers e saber mais sobre seu trabalho.

Clet Abraham intervenção placas de rua

Quando a maioria das pessoas pensa em arte de rua em Florença, eles pensam em Clet Abraham, que há anos muda as placas com adesivos removíveis ou spray. O artista encara de frente a arte conservadora e clássica de mais de 500 anos de história.

Suas instalações não falam sobre desfigurar as propriedades, mas sim, trazer um novo olhar sobre para o local e a sociedade atual.

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-06

Em Roma, ao lado do Castelo Santo Ângelo, Itália;

As placas são consideradas ilegais pela polícia italiana. Abraham afirma que não quer destruir os lugares, mas sim, instalar seus trabalhos de modo respeitoso, contribuindo com a arte urbana, história e cultura das cidades por onde passa.

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-01

Um belo exercício que fiz foi tirar uma foto toda vez que reconhecia uma de suas obras pelas ruas. Treinar os olhos para encontrá-las a cada esquina vira vício durante os passeios. Uma vez que você já viu o seu trabalho na cidade, é impossível não se impactar com o restante das placas e o elemento “surpresa” em sua arte.

Hoje ele é famoso no mundo todo e ganhou um sucesso notável entre colecionadores particulares em Paris, Monte Carlo, Nova York.

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-02

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-07

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-10

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-09

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-08

Florença, Itália;

follow-the-colours-intervencoes-placas-rua-clet-abraham-italia-11

Acompanhe Clet no Facebook e Instagram.

Fotos © Carol Moré. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários