Já pensou em criar os próprios personagens, desde como gerar a ideia através da brincadeira até como realmente fazê-lo em tecido e como fotografá-lo e compartilhá-lo com outras pessoas? 

Nos últimos meses muita gente tem passado mais tempo em casa. A rotina de todo mundo foi alterada por conta da pandemia e muitas pessoas recorreram a novas atividades para ocupar seu tempo, desenvolver novas habilidades e hobbies, ou até mesmo de mudar de atividade profissional.

E uma das formas de aprender sem sair de casa é através de cursos online. Hoje vamos falar sobre o curso de Criação de Bonecos de Pano para Iniciantes, ministrado pela designer de brinquedos Maria Mandea, na plataforma Domestika.

Pra começar nosso review, você pode conferir o vídeo que a Domestika preparou:

MARIA MANDEA

Maria Mandea é natural de Bucareste, capital da Romênia, e estudou Design de Produto em seu país de origem. Atualmente, ela pesquisa Design de objetos lúdicos em seu doutorado.

A artista tem 30 anos de idade, e além de atuar como designer e pesquisadora, ela também é a criadora do estúdio de design Micul HAOS, onde desenvolve uma série de personagens com tecido e outros materiais baseados em seus desenhos autorais.

A Micul HAOS foi criada em 2013, e consiste em um projeto de design que fica entre o universo dos brinquedos e da Arte, atuando na criação de objetos interativos. Em 2017, Mandea foi cofundadora do estúdio de design Super Serios, que desenvolve jogos urbanos e instalações artísticas lúdicas, incluindo brinquedos, jogos de tabuleiro gigantes e animações em stop-motion.

Curtiu? Então vamos falar sobre principais tópicos abordados no curso:

MATERIAIS

Ela começa com a apresentação de tudo o que vamos precisar. E todos os materiais são coisas que já temos em casa, ou que são bem fáceis de conseguir. São necessários basicamente papéis coloridos, materiais de costura como tecido, linha e agulha, um ferro de passar e uma máquina de costura, de uso opcional. Um material de apoio em PDF também é disponibilizado pra complementar as aulas.

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS DO ZERO E ESCOLHA DAS CORES

Nessa etapa, Maria ensina a criar estudos em papel, que ela chama de “jogos”. Esses estudos são bem livres e consistem em experimentar no papel o que depois vamos passar pro tecido. Eles ajudam a definir as cores e também vão servir como moldes na criação do personagem. É possível tanto criar um boneco igual ao que ela ensina, quanto criar nosso próprio personagem.

COSTURA MANUAL E NA MÁQUINA

Durante o processo, Maria apresenta duas possibilidade de costura: À mão ou à máquina. O processo à máquina com certeza é mais rápido, mas também achei ótimo aprender a costurar à mão, pois não tenho máquina de costura e acredito que o processo deixe tudo mais acessível. Além disso, essas noções básicas de costura podem ser aplicadas em qualquer outro trabalho com tecido.

FOTOGRAFANDO O RESULTADO DOS PERSONAGENS

Quando finalizamos nosso projeto, ainda recebemos algumas dicas de como montar um cenário em casa com papel pra fotografar nosso boneco. Essas fotos são úteis pra serem usadas em lojas online ou nas redes sociais.

CONCLUSÃO

Eu trabalho como ilustrador e também faço bordado manual. Então me interessei pelo curso por conta da possibilidade de transformar meus próprios personagens em criaturas de pano de três dimensões, e incorporá-los em trabalhos de bordado. Aqui vão alguns registros que eu fiz do meu processo:

Eu achava que seria difícil criar os moldes, mas na verdade foi muito fácil. Outro ponto que achei muito bacana foi aprender a costurar à mão.

Acho que o conteúdo pode ser muito bacana pra ilustradores, artistas e artesãos que trabalham com materiais têxteis em geral. Eis o resultado final do meu boneco! Saiba mais sobre o curso aqui.

SOBRE A DOMESTIKA

Se você ainda não conhece a Domestika, ela é uma comunidade onde é possível aprender sobre diversos conteúdos criativos através de cursos 100% online. Chegou recentemente ao Brasil, e já tem ganhado espaço por aqui, porém, é bastante consolidada em países de língua espanhola.

Os conteúdos são ministrados por especialistas em suas áreas, com temas muito variados, que vão desde ilustração até a fotografia, vídeo, design, arquitetura, caligrafia, e vários outros. E todo mês o site lança cursos novos, e é impossível não querer fazer todos!

E o que eu acho mais bacana na plataforma é que lá você encontra conteúdos gratuitos e pagos com temas muito específicos, que dificilmente você encontraria em outro lugar, além de ter acesso a conteúdos criados por pessoas de diferentes países. Tudo legendado em português.

Visite o site da Domestika e conheça os diversos cursos criativos da plataforma. Com certeza você vai encontrar algum (ou alguns) que sejam a sua cara! 

E o melhor? Leitores FTCMag tem 5% de desconto em qualquer curso Domestika até 19/05/21 com o código abaixo: CUPOM DE DESCONTO PARA LEITORES FTCMAG: FTCMAG-CINCO

*Este post contém links de parceiros afiliados. Se você fizer uma compra, podemos ganhar comissão de afiliados. Leia nossa política para obter mais informações.

Affonso atua como artista visual e ilustrador e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, ele se dedica ao bordado manual como expressão artística e acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários