Saiba o significado por trás de cada tom e como as cores influenciam na criação de um logotipo

Ao criar um novo logotipo, a escolha da paleta de cores é uma das etapas mais importantes que você terá que pensar. As cores escolhidas podem alterar a percepção que temos de uma marca, causando impacto ou até deixando-a passar desapercebida.

Se você ainda não ouviu falar em psicologia das cores e o efeito que cada uma delas pode ter nos seus consumidores, agora é um ótimo momento para ter este conhecimento.

Mas escolher uma cor com base em seu efeito não é tão preto no branco. Embora uma cor possa ter um significado forte, alterar sua tonalidade para um tom mais claro ou mais escuro pode mudar completamente seu objetivo.

Da mesma forma, dependendo do seu público-alvo, cores diferentes podem ter significados culturais diferentes: algo a ser levado em consideração se você estiver criando para um público segmentado, ou para uma marca em um país ou continente específico.

E se você estiver usando mais de uma cor, é bom verificar se a combinação de cores no design do logotipo afeta a aparência geral do seu logotipo. Algumas cores naturalmente funcionam bem juntas, enquanto outras se recusam a mesclar bem.

Pronto para mergulhar e aprender basicamente o que cada cor significa para o seu logo? Vem com a gente!

VERMELHO

O vermelho é uma cor potente na marca. Destaca-se e é facilmente percebido. Pense no vermelho forte de um caminhão de bombeiros, sinais de alerta ou placas. É também a cor da raiva, sendo o “vermelho da fúria”.

Mas o vermelho também é a cor da paixão, amor e romance. As rosas vermelhas são um dos símbolos românticos mais emblemáticos e muitas marcas famosas usam o vermelho em suas marcas, como Mcdonald’s e Coca-Cola.

Use vermelho no seu logotipo se quiser causar impacto e ser notado. Por si só, o vermelho pode ser muito forte, então considere misturá-lo com outra cor mais calma para criar o efeito desejado.

LARANJA

O laranja é outra cor de alta visibilidade que é facilmente percebida, e é por isso que é usada com tanta frequência para roupas de segurança e cones de trânsito. Mas significa muito mais. O laranja é uma cor fantástica que você pode usar para representar a juventude e mostrar criatividade.

É uma cor quente que também está ligada à saúde e vitalidade. Os laranjas são ricos em vitamina C, e nosso corpo responde subconscientemente a imagens alaranjadas redondas, porque nosso cérebro sabe que isso é bom para nós.

O laranja é frequentemente usado como uma cor secundária nos logotipos. Por si só, pode ser considerado um pouco chato e sem graça, mas quando combinado com uma cor dominante, o efeito pode ser visualmente estimulante. Combiná-lo com o preto permite que os elementos do seu logo brilhem e chamem a atenção. Mas não use um tom de laranja escuro se você estiver misturando com uma cor escura, ou seu logo pode parecer opaco e sem vida.

AMARELO

Se você deseja que seu logotipo brilhe como o sol e crie uma sensação de calor e felicidade, use o amarelo.

O amarelo é uma escolha popular para restaurantes, pois é uma cor vibrante que pode se destacar da multidão e chamar a atenção. Para obter os melhores resultados, combine o amarelo com outra cor para ajudar a criar um contraste ainda maior e fazer o seu logo aparecer. Os arcos dourados do Mcdonald’s, por exemplo, causam mais impacto em um fundo vermelho do que em um branco, certo?

VERDE

O verde é a cor preferida para natureza, riqueza e crescimento. Também está associado à ‘ação’ – pense em sinais de trânsito ou até na frase ‘sinal verde’.

Se você deseja que seu logotipo tenha uma aura estável ou se sua empresa está centrada na indústria de alimentos ou saúde, o verde é uma excelente cor para sua escolha. O Starbucks usa verde e branco juntos, e muitas empresas que tem como tema o orgânico usam uma paleta de cores semelhante.

AZUL

Se você deseja passar sentimentos de calma ou criar algo que represente inteligência e segurança, o azul deve ser sua escolha. É uma opção popular entre as empresas devido à combinação trazer confiança e conhecimento.

Empresas gigantes de tecnologia, como Intel, Microsoft e IBM, usam azul, assim como as empresas financeiras Visa, Paypal e American Express. Para deixar o design mais sério, use um tom mais escuro de azul e, para dar uma natureza mais alegre, use azuis mais suaves, como o azul bebê.

ROXO

Uma das cores mais interessantes que você pode usar é o roxo. É menos utilizado do que o resto das outras e sobre as quais falamos até agora, mas a cor é atraente, principalmente quando usada como fundo e em contraste branco.

Se você deseja ter algo que pareça prestigioso ou luxuoso, um roxo profundo é uma excelente opção, principalmente porque costuma ser associado à realeza.

BRANCO

Usar branco pode ser um sucesso ou um fracasso, dependendo do estilo que você está tentando alcançar. Você pode usar da melhor maneira o branco ao tentar criar um logotipo simples e minimalista com um toque moderno. O branco simboliza pureza e também inocência, e é por isso que funciona tão bem com desenhos simples.

O truque para usar o branco é usar cores intensas que contrastem bem com sua simplicidade.

Só dar uma olhada no logo da Apple que traz minimalismo e modernidade ao usar seu ícone em branco com linhas simples e fique longe de detalhes intricados em favor de composições descomplicadas ou confusas.

PRETO

Se você deseja uma cor arrojada, poderosa e profissional, use preto no seu logotipo. Embora também esteja associado à morte e à negatividade, é uma cor extremamente flexível, especialmente em contraste com outras cores fortes.

Tons mais claros, como rosa e roxo-claro, contrastam incrivelmente bem com um fundo preto, o que ajuda a destacar os principais elementos do design.

Da mesma forma, se seu objetivo é marcar sua empresa como luxuosa, o preto combinado ao dourado pode criar uma aura de exclusividade e importância. Experimente livremente o preto, e você poderá se surpreender com a potência do que ele pode criar.

ROSA

Seria clichê dizer que, muitas vezes, se o público-alvo for principalmente feminino, o rosa é a cor mais usada na criação de logos. Mas, em tempos de debates de gênero, é bom variar. Na verdade, o rosa é uma das cores menos utilizadas entre todas, e você pode usar isso como uma vantagem. Doce e delicado, chocante e kitsch. O cor-de-rosa é o tom do charme e da gentileza. É suave, sentimental e perfeita para quem gosta de confeitos.

Com o rosa, você ajudará sua marca a se destacar e ajudará seu público-alvo a saber instantaneamente sobre o que seu produto fala. Mas não exagere. Você pode acabar afastando os clientes caso a marca fique muito agressiva.

Nesse caso, considere usar o rosa como sua cor secundária ou terciária para dar ao seu logotipo um design robusto, mas que não domine sua marca.

CONCLUSÃO

Existem dois principais tópicos que você deve ter em mente após ler este artigo. O primeiro é que o uso de cores na criação de um logo não é uma ciência exata. Não há um esquema correto para usar. É por isso que você deve experimentar vários esquemas na paleta e ideias para criar seu logotipo perfeito. Às vezes, pode até significar quebrar algumas das ‘regras de design’ padrão.

A segunda é que só porque você gosta do seu esquema de cores não significa que o seu público ou seu cliente gostará. Portanto, esteja preparado para mudar e adaptar, se necessário. Pode ser de partir o coração ouvir um feedback negativo sobre o seu design, mas lembre-se de que críticas construtivas apenas o ajudarão a crescer e a melhorar o seu trabalho.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


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