follow-the-colours-design-lab-intro

A gente já falou por aqui sobre o Concurso Mundial de Design da Electrolux, o Electrolux Design Lab, que convida estudantes do mundo todo para desenvolverem projetos inovadores relacionados a design, sustentabilidade e praticidade. Em 2014, com o tema “Criação de Casas Saudáveis”, a marca buscava produtos, acessórios, bens de consumo e serviços em 3 áreas: prazer na gastronomia, cuidados com tecidos e purificação do ar.

Foram mais de 1.700 inscritos e entre os 35 melhores da semifinal, estão dois projetos brasileiros: o Orbis de Guilherme Lopes Pedro (Unesp) e o Feasy de Haline de Oliveira Pinto (UFRJ). Através de votação do público, o vencedor receberá um prêmio e um estágio remunerado de 6 meses em um centro global de design da Electrolux.

Nós adoramos saber que os dois estão concorrendo com ideias tão bacanas! E em conjunto com o Electrolux Design Lab, o FTC é apoiador oficial do projeto de Haline e quer a sua ajuda para ela chegar até a final.

Haline criou um organizador de comida modular que armazena, otimiza a temperatura e a umidade ideal de cada alimento, já que pode ser controlado separadamente. Olha a entrevista que a gente fez com a designer, conheça as suas inspirações e vote no Feasy!

follow-the-colours-design-lab-2014-electrolux-feasy

FTC: Você pensou que um dia poderia estar entre os semifinalistas de um grande concurso de Design mundial? Qual foi a sua sensação ao saber disso? 

Haline: Só nos meus melhores sonhos! Eu sempre quis participar de concursos para me desafiar, mas acabava me concentrando em conseguir entregar bons trabalhos na faculdade. Quando voltei do intercâmbio que realizei na França, me prometi que colocaria como prioridade participar do concurso da Electrolux, afinal não poderia terminar a faculdade sem ter uma experiência rica desta.

Fiquei radiante com meu resultado a medida que o concurso foi se desenrolando. Hoje, já me sinto realizada com a posição de semifinalista, e agora é continuar sonhando com a final e quem sabe ganhar?!

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-02

FTC: Qual a ideia principal do Feasy? 

Haline: O projeto tem como objetivo, facilitar a vida na cozinha, ao oferecer uma reflexão nutricional e uma maneira mais prática de fazer a gestão de sua comida.

Isso acontece devido a centralização da reserva de alimentos, sejam congelados, gelados ou em temperatura ambiente. Eles são armazenados de maneira consciente (número de porções desejadas, data de validade, informações nutricionais) e são conservadas respeitando suas particularidades (temperatura e umidade escolhida independentemente por módulo).

O conjunto é acessível pelo display na cozinha ou no aplicativo móvel, e permite diversos serviços de gerenciamento como lista de compras, mudança de temperatura dos módulos e informações adicionais como nutrição no geral.

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-03

 FTC: Com o que você se inspirou para criar o Feasy?

Haline: A minha primeira inspiração neste projeto foi a minha mãe. Ela adora cozinhar e costuma resolver seus problemas na cozinha com criatividade. Ao conversar com ela e analisar nossa realidade, tive alguns insights. Depois fui pesquisar organização, cooperação e me inspirei nas abelhas e nos chefes de cozinha.

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-04

 FTC: Falando em inspiração, com o que você se inspira no dia a dia? 

 Haline: Eu busco estar atenta ao que me rodeia, tanto as soluções existentes quanto os problemas não resolvidos. Observar a natureza, que é uma enciclopédia, pode me relaxar e ao mesmo tempo encher de referências.

Estar conectada a diversas áreas como tecnologia, artes e atualidades por exemplo, também me ajuda a manter a mente aberta. Finalmente, com a facilidade das redes sociais, estar sempre atenta as agências e empresas que admiro é essencial.

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-12

FTC: Como é a sua rotina? 

 Haline: É bem corrida! Faço faculdade e estágio, e ainda busco um tempo para correr atrás de uma vida mais saudável através do exercício físico.

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-10

 FTC: Como você acha que as cores podem influenciar na criação de um design de produto? 

 Haline: As cores tem papel fundamental no desenvolvimento de um produto. Além das funções de apelo estético que vão ajudar a bem a posicioná-lo junto ao seu público-alvo, elas podem realizar papel informativo, como é o caso dos produtos de sinalização de transito. Hoje em dia, com a personalização em alta, as cores permitem um toque pessoal.

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-05

FTC: 3 sites que definem um pouco de você. 

Haline: O PinterestYanko Design e o QuirkyEu amo esses três sites. Eles me ajudam a ver o que a de novo, irreverente, inovador, cada um a sua maneira. Vale a pena visitar!

follow-the-colours-electrolux-design-lab-feasy-haline-oliveira-06

FTC: Uma frase que vc carrega para a vida.

Haline: “Nossas marcas mostram de onde viemos, e não para onde vamos.”. Autor desconhecido.

O mais legal? Todos que votarem na Haline podem concorrer a uma viagem para Paris para assistir à final do Design Lab. Lembrando que pelo concurso ser global, as participações devem ser em inglês. Participe e boa sorte!

FB_post_FTC_DL

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários