Sob o nome de Dovneon, artista cria imagens pelo computador que têm tanto conteúdo quanto palavras

O artista sueco David Stenbeck tem chamado atenção no Instagram por suas fotos com luzes neon em tons de rosa. São imagens simples, sem muitos elementos, em sua maioria envolvendo nuvens e água. Mas é justamente o minimalismo de seus trabalhos que tem levado seus mais de 150 mil seguidores a compartilhar suas fotos na rede social.

Stenbeck, também conhecido pelo seu nome artístico Dovneon, é um antigo escritor, crítico e editor. Após anos trabalhando no ramo literário, ele diz que sentia-se limitado estando em um nicho sem muitas perspectivas e resolveu trabalhar com a parte criativa ligada à direção artística.

“Meu conceito sempre foi identificar novos espaços e mercados na esfera cultural, seja por meio de texto ou imagens visuais”, diz. Dessa forma, o artista consegue unir o melhor dos dois mundos, valorizando palavras enquanto trabalha com imagens.

O PINK NEON DE DOVNEON

O pink neon em suas imagens, segundo explica, representa o mais forte tom abstrato e emocional para representar a comunicação inter-humana. Para ele, suas imagens geradas por computador têm a mesma essência de qualquer poesia ou texto que já publicou, uma vez que ambos são trabalhos muito pessoais.

Em contraste, ele acredita que os meios visuais têm um alcance maior do que o texto. Assim, ele se apaixonou por trabalhos animados, pelo cinema 4D e por CGI – sigla inglesa para Computer-Generated Imagery, que se refere a qualquer imagem que não foi capturada por uma câmera, seja em filmes ou jogos – as famosas animações computadorizadas.

Como artista, trabalhar com CGI é emocionalmente intenso. Dovneon diz que esse tipo de ferramenta o possibilita reproduzir suas visões de uma forma quase que em tempo real. “É como se você tivesse um insight ou uma visual conceitual sobre algo e antes que perceba, aquilo está ganhando forma bem na sua frente, acessível”, explica.

Como ele bem aponta: “A arte é real na psique humana”. A arte, em sua visão, tenta responder a perguntas básicas como “quem somos” ou “para onde vamos”. E é por isso que a beleza abstrata chama atenção das pessoas, que encontram na arte algum tipo de resposta para seus questionamentos.

Por meio de suas fotos, ele procura desconstruir velhas estruturas e conceitos, transformando-os em algo mais moderno e próximo do cotidiano. Os elementos nas imagens criadas por Stenbeck dão uma ideia de sublime, relacionados à esfera dos sonhos, do poético e do intergaláctico.

Gostou? Não deixe de seguir Dovneon no Instagram para ver mais criações fantásticas.

Via e Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários