Projeto foi pensado justamente para incentivar o uso do espaço público em qualquer época do ano 

Nova Iorque é uma cidade que não para. A visita de turistas acontece durante o ano todo e nem mesmo as estações mais frias são capazes de espantar os visitantes. Para contribuir com o clima de diversão, as empresas  Lateral Office e CS Design trouxeram uma inovação para o Garment District, em plena Manhattan. Quem passar por lá poderá se sentir como uma criança novamente.

A grande novidade é que a empresa foi responsável pela instalação de gangorras gigantes e que se iluminam quando estão em uso. Além disso, também emitem sons enquanto as pessoas sobem e descem em suas extremidades. No total, são 12 gangorras para pessoas de todas as idades brincarem e que compõem o projeto Impulse. Elas foram inicialmente apresentadas em 2016 durante o Place Des Festivals em Montreal.

Depois de passarem por cidades como Chicago, Boston e Scottsdale, chegaram à famosa Nova Iorque. De acordo com os responsáveis pelo projeto, a ideia da instalação é encorajar as pessoas a se unirem em espaços públicos ao longo de todo o ano, seja verão ou inverno. E esse incentivo se dá justamente por meio das brincadeiras urbanas como a gangorra.

Imagem: @diversitypics

“Inspirada pela icônica capa do álbum “Unknown Pleasures” do Joy Divison, bem como pela música minimalista de Steve Reich, que toca com repetição, ritmo e sincopação, o projeto desenvolvido com o nome de Impulse explora como a arquitetura pode visualizar o som”, diz um comunicado das empresas responsáveis pelo projeto.

Imagem: @diversitypics

Imagem: @diversitypics

Para que as gangorras pudessem ser instaladas, uma quadra está temporariamente fechada para qualquer tipo de veículo e foi convertida em uma bela área de convivência pública. Essa transformação na paisagem da cidade reflete em questões de mobilidade e expande a experiência do pedestre com as ruas de Nova Iorque.

Impulse é parte do projeto Art on the Plazas, um programa de arte pública com duração de um ano, viabilizado por programas de arte de Nova Iorque como o NYC DOT’s Art Program e o Public Space Unit’s Seasonal Streets. São eles um dos responsáveis pela instalação de exibições e peças individuais pelas ruas de NY, aprimorando os espaços públicos e tornando-os cada vez mais receptivos.

As gangorras gigantes ficarão disponíveis para brincar até o dia 31 de janeiro de 2020, na Broadway. Para saber mais, acompanhe o Instagram do Garment District aqui.

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários