Art Attack

Letras de pagode dos anos 90 viram intervenção urbana em Vitória

follow-the-colours-projeto-pagode-vitoria-01

As ruas de Vitória, no Espírito Santo, ganharam letras de pagode que foram hits nos anos 90. A ideia é da designer Rayza Mucunã, que desde 2012 espalha pelo local, versos dos grupos como Raça Negra, Os Travessos, Os Morenos e Revelação.

Rayza conta que a ideia nasceu em 2007, logo após ela ir morar na cidade. Ela via que ali não havia muito esse tipo de arte e resolveu apostar. “Pensei em poesia, mas não costumo escrever. A ideia amadureceu e chegou ao pagode“.

Em 2012, o Projeto Pagode surgia para quebrar o preconceito que cerca o estilo musical. “Não quis colocar nada que já não fizesse parte da vivência das pessoas. Depois, percebi que o projeto serviria até para tirar essa fama de ‘sub-gênero’ que o pagode tem. Muitas pessoas falaram para eu usar letras de samba, mas falei que manteria o pagode, que sofre a discriminação semelhante ao que o samba sofreu quando surgiu“.

As intervenções podem ser vista na Praia de Camburi, no Centro de Vitória e na Alça da Terceira Ponte, chegando a Vila Velha.

follow-the-colours-projeto-pagode-vitoria-02

follow-the-colours-projeto-pagode-vitoria-03

follow-the-colours-projeto-pagode-vitoria-04

follow-the-colours-projeto-pagode-vitoria-05

follow-the-colours-projeto-pagode-vitoria-06

Via.