Libertar a arte, essa é a proposta do Outings Project.

outings1

“Libertá-la do castelo e dar-lhe uma segunda vida, esse foi o desejo do cineasta e artista visual francês Julien de Casabianca ao se deparar com a imagem de um menina entediada, no canto de um quadro do Louvre, em Paris. E é isso que seu projeto, Outings, vem fazendo – libertando a arte dos museus e colocando-a nas ruas.

outings15

A proposta do projeto, que é aberto a todos, é mostrar para o mundo muitos personagens que passam despercebidos nas exposições. Nada de Mona Lisas. No Outings, Casablanca e colaboradores voluntários fotografam pinturas em museus – principalmente retratos – e levam as fotos para muros da cidade, reproduzidas em cartazes lambe-lambe.

outings20

outings9

outings4

Por ser um ato artístico fácil de se executar, o Outings é hoje um projeto colaborativo global. Com 80 voluntários pelo mundo, as imagens das obras estão presentes em cidades dos cinco continentes – inclusive no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

outings19

outings8

outings14

Para dar essa vida nova, no mundo real, aos personagens esquecidos nos museus, Julien de Casabianca convida todos a contribuírem com a sua proposta.

Para participar, basta fotografar com o celular obras expostas em galerias e instituições artísticas, imprimir e colar nos muros da cidade. Depois, é só tirar foto do resultado e enviar pela página do projeto.

outings2

outings5

outings18

outings3

outings17

No site é possível encontrar as especificações técnicas para os cartazes. A ideia é simples, é fácil e é legal (tudo dentro da lei)!

Daniela Fagundes é Jornalista que sonha em ser escritora e escritora que brinca de assessora. Encantada por gente, ideias, viagens e conversas de botequim. Mineira de coração, já morou na Espanha e em Portugal, e dedica seus dias a conhecer novos lugares. Viciada em frio na barriga, arte, passagens baratas, Candy Crush e palavras.

Daniela Fagundes – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários