VCalvento arte

Caos urbano, a natureza e a cultura popular brasileira. Inspirado por esses temas, o brasileiro VCalvento desenvolve um trabalho único ao utilizar pintura em spray. O artista explora em retratos um universo criado a partir da observação dos movimentos de imigração ao redor do mundo e no Brasil.

“Trabalhei um pouco mais de 10 anos como designer gráfico em empresas de moda como Cavalera, Forum e MCD, no entanto sempre pintei na rua com amigos ou estive envolvido produzindo material para movimentos e coletivos que participava. Com o passar do tempo, optei por me dedicar exclusivamente ao meu trabalho autoral”, conta VCalvento ao FTC.

Quando iniciou as pinturas com tintas no final dos anos 90, primeiramente pintava a rua e prédios abandonados influenciado pela cena da música e do graffiti da época. De lá pra cá, muita coisa mudou. Ele desenvolveu uma fantástica técnica e traços bastante característicos, que trazem aos seus trabalhos originalidade e uma identidade bastante própria. Confira entrevista exclusiva: 

VCalvento arte

FTC ENTREVISTA VCALVENTO

FTC: Qual foi seu momento “a-ha”, seu estalo, para se interessar pela arte? 

Em 2013, eu decidi que iria me concentrar apenas na minha produção autoral, independente do tempo que acontece para que pudesse pagar todas as contas com o que gosto de fazer, desde então tenho buscado me aprofundar nesta poética que ainda estou descobrindo, pois meu trabalho fala de um momento que sinto acontecendo no mundo, um enfrentamento bastante lúcido por parte das minorias, uma movimentação constante de pessoas se misturando, o que acarreta novos olhares e vivências.

VCalvento arte

VCalvento arte

VCalvento arte

FTC: Conta mais sobre a escolha das cores nas suas obras. 

As cores são escolhidas por sua proximidade com os elementos naturais como frutas, o mar, a areia, pois são compartilhados por todas as pessoas.

VCalvento arte

VCalvento arte

FTC: E agora, o que vem pela frente?

Quero começar a pintar em superfícies rígidas como madeira e metal para poder experimentar outras interferências e materiais que não apenas o spray.

VCalvento arte

FTC: O que tem lido, ouvido, visto, quais são os artista preferidos no momento?

Estou lendo o livro Sapiens, uma breve história da humanidade, do Yuval Noah Harari, que estou adorando. Tenho ouvido bastante Chilly Gonzales, Nina Simone, Baiana System, Metá Metá, Letrux, Soledad.

VCalvento arte

Quanto aos artistas preferidos, acho incrível e realmente mágico o que Andy Goldsworthy e Cornelia Konrads fazem, é muito bom contemplar o trabalho deles, são referências incríveis.

VCalvento arte

VCalvento arte

VCalvento arte

FTC: O que te dá mais prazer no seu trabalho? E o que dá menos?

Meu trabalho me dá um imenso prazer, adoro ficar pensando em responder as perguntas que a pintura me oferece. Acho que a parte mais complicada pra mim é distribuir e inserir meu trabalho no mercado de consumo, para além das pessoas mais próximas.

Ainda faço freelas de design, mas já consigo equilibrar as contas com meus trabalhos autorais.

VCalvento arte

VCalvento arte

VCalvento arte

Veja mais obras do artista em seu site e acompanhe o trabalho de VCalvento no Instagram.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários