É difícil de acreditar que as imagens capturadas por Daniel Mercadante não sofreram alterações digitais, mas sim, elas foram feitas apenas com luz.

A série chamada de Rainbow Road utiliza de recursos muito pouco rebuscados para gerar efeitos incríveis. E pra isso é necessário apenas combinar o equipamento luminoso criado por Daniel e a técnica de captura de imagens em longa exposição.

Mas o fotógrafo não trabalha sozinho. Ele conta com colaboração de sua esposa Katina, que também é cineasta, para registrar a captura das imagens. A dupla formada por eles inclusive tem nome próprio, e é conhecida como “Os Mercadantes”.

Depois de se mudarem da Califórnia para o interior do estado de Connecticut, no inverno de 2018, Daniel se inspirou nas noites frias e azuis para iniciar sua experiência com as estradas multicoloridas.

O autor afirma que começou o projeto como um experimento lúdico, mas adorou os resultados e passou a se esforçar para continuá-lo. Comecei a brincar com a pintura de luz como uma forma de adicionar um pouco de calor às imagens que eu estava criando, e a ideia de arco-íris acabou surgindo na minha mente, ele diz.

Para conseguir os resultados que podemos observar nas imagens, o fotógrafo percorre a pé a paisagem segurando o equipamento luminoso que ele apelidou de “equipamento de arco-íris”. Enquanto isso o registro das imagens é feito com o obturador da câmera no modo lento, sendo o obturador responsável por controlar o tempo de exposição do filme dentro da máquina.

THE MERCADANTES

Os Mercadantes já espalharam suas “pinturas luminosas” pelo interior do estado de Connecticut e também pela Guatemala, onde pediram que crianças da região escolhessem as locações para as fotos. Eles ainda revelam o desejo de continuar espalhando essa técnica entre as paisagens do mundo todo.

Ele ainda conta que as imagens não possuem nenhum tipo de edição posterior à captura, exceto pequenos ajustes no balanceamento das cores.

Além de fotógrafo, Daniel também é cineasta, e esse outro ofício exerce grande influência na sua série de pinturas luminosas. Depois de tantos anos focado na imagem em movimento, tenho testado a captura de movimentação em imagens estáticas – por isso adoro como esse projeto ainda exige que imagens sejam capturadas ao longo de 15 segundos a 1 minuto, e então de alguma forma elas exigem as mesmas passagens de tempo que a filmagem de um dos nossos curtas-metragens, ele afirma.

O resultado são imagens que desafiam nossa percepção do real e do imaginário entre paisagens comuns e as “estradas multicoloridas” que se formam em meio a elas. Aproveitar o arco-íris e transformá-lo neste caminho imaginário cria um bom equilíbrio entre a magia da natureza e da imaginação, segundo o fotógrafo.

Para conhecer ainda mais o trabalho de Daniel Mercadante, visite o site e o perfil da dupla no instagram.

Via/Via/Via.

Affonso é arquiteto e urbanista e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, criou sua loja online, a Caixote dos Milagres, em 2015. Por lá ele comercializa bordados que confecciona a partir de suas próprias ilustrações. Affonso adora artes, decoração e qualquer projeto de “faça-você-mesmo”. Acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários