Clau Souza sempre aparece por aqui. Ela nos inspira sempre na coluna #Ilustralover, em que compartilha curiosidades, realidades, utilidades para quem quer ser ou pretende começar a carreira como ilustrador.

Há 10 anos ela está a frente do Estúdio, Lojinha e Cursos Criativos da Borogodó. Durante a sua caminhada por essa estrada já teve a felicidade de estar em grandes publicações da área, como Lürzer’s Archive, Zupi e Computer Arts.

Clau ama ouvir e escrever (ou desenhar?) histórias. Costuma dançar quando fecha um novo trabalho. Desconfia de pessoas que não gostam de chocolate e tem pavor de palhaços (mas já teve que ilustrar um). E hoje viemos falar um pouco mais sobre o trabalho dela, sobre seu projeto que tem conquistado cada vez mais e mais pessoas: os pôsteres personalizados, ou melhor: retratos ilustrados, exclusivos, pra chamar de seu!

São 3 fantásticas opções principais: o pôster autoretrato, o de casal e o de família. A coisa toda funciona de um jeito bem simples, e o mais legal? Você acompanha e participa de todo o processo de criação. Uma ótima ideia para se presentear ou presentear quem você ama!

Para saber mais sobre essa ideia dos retratos ilustrados, conversamos com a Clau que explicou para o FTC tudo direitinho. Confira:

FTC: Seus pôsteres tem um visual um pouco diferente das clássicas caricaturas. Explique um pouco sobre o estilo que você optou trabalhar, e sobre os retratos ilustrados da Lojinha Borogodó; 

Clau: Na verdade eu entendo caricatura como um desenho que brinca com as características mais marcantes da pessoa. A dose de exagero ou distorção varia de artista pra artista, assim como existem vários estilos para fazer uma caricatura. Teve uma época que a caricatura se popularizou muito, mas naquele formato live, express e feito manualmente – a gente encontrava esses artistas em parques de diversão, festas, eventos, praias. Virou febre!

Aí por isso que as pessoas associam caricaturas unicamente a esse formato. O que eu faço não deixa de ser caricatura, mas eu optei por um traço que fosse condizente com o meu trabalho. No meu caso eu tenho bastante influência da estética dos desenhos dos anos 60, principalmente da Hanna-Barbera, por exemplo. Basicamente eu gosto de ilustrar as pessoas numa versão simples, divertida e fofa!

FTC: Como funciona o processo de criação dos retratos ilustrados junto aos clientes?

Clau: Pelo fato de trabalhar bastante para marcas no Estúdio, eu trouxe muito dessa experiência para os pôsteres personalizados. E pra mim sempre é muito importante que a pessoa participe de todo o processo.

Tudo começa num briefing detalhado, discutimos ideias, depois vem o rascunho e a última etapa é a ilustra final. O prazo de entrega é de 15 dias, contando a partir da troca de ideias. Quando as coisas são aprovadas em etapas tudo fica mais simples e é bem divertido para o freguês que muitas vezes não tem contato com esse universo.

 Katebackdrop|Backdrops Sale for Photography

FTC: Você têm alguma história que a emocionou bastante e que foi transformada em uma ilustração exclusiva?

Clau: Nossa, tem algumas. Eu me envolvo bastante nas histórias (quando tenho permissão pra dar uma de Sherlock, claro!) e as vezes as pessoas acham que não precisam falar muito, mas é essencial! Muitos detalhes, por favor! Adoro! De bate-pronto, lembro de dois casos recentes. Um foi para um freguês que encomendou um pôster pra sua namorada. Ela perdeu a mãe há pouco mais de um ano e ele quis que eu ilustrasse as duas. Deu um nó na garganta já na hora que li o briefing e foi uma das encomendas mais difíceis de criar, porque é um terreno delicado demais. Ver as fotos com delicadeza, pensar em ideias que a deixassem feliz, que seja uma homenagem bonita.

No outro caso eu ilustrei minha melhor amiga. Somos amigas desde pequenas e ilustrar pessoas muito próximas de mim sempre é desafiador! Vá entender! Mas optei por um retrato dela que explorasse não só a sua beleza radiante (sim, ela é gata-diva), mas o seu espírito – porque ela é muito hippie chic e good vibes. Tem flores na cabeça, cabelo esvoaçante, paz e amor e a sua frase preferida, que é quase um mantra. Meu coração ficou tão cheio de amor durante toda a criação que não sei como não tive um ataque cardíaco!

bob wigs

FTC: Pra quem quiser encomendar um retrato ilustrado com você, como funciona?  

Clau: O processo é bem simples, a compra é feita direto na lojinha e lá você já escolhe o modelo (pôster retrato, de casal e família) e o tamanho. Após a aprovação do pedido você já recebe um email pra gente começar a conversar sobre a criação.

Lembrando que qualquer dúvida a pessoa pode mandar uma mensagem antes da compra e podemos trocar ideias. Mas tá tudo bem explicadinho no site😉

E aí, curtiu? Nós adoramos todos os trabalhos da Clau! Já pensou em encomendar o seu? Vale pra namorada (o), para retratar a família, aquele amigo especial e etc!

human braiding hair

Acompanhe Clau Souza e a Lojinha Borogodó também no Behance, Facebook e Instagram!

E como o Dia das Mães está chegando, fica aqui a nossa dica com descontinho especial para leitores: Use o Cupom de Desconto FTC10. Que tal encomendar um pôster personalizado de toda família?

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários