Quadros e esculturas criadas com papel. Ao misturar várias técnicas com papercraft, obras de arte tridimensionais nascem para enfeitar paredes, estantes, mesas, e o que mais a imaginação permitir. Conheça o trabalho da Urban Craft! 

follow-the-colours-urban-craft-12

Tudo é feito 100% artesanalmente. Os quadros são como ‘pinturas 3D’ coloridas, geométricas, que dão vontade de tocar. E quando você se aproxima, não sabe bem de qual material é feito. É das mãos da talentosa artista visual Susu Carollo que saem peças em papercraft prontas para enfeitarem paredes, mesas, estantes.

A idealizadora da Urban Craft, uma marca carioca de objetos de decoração que trazem como diferencial o conceito de arte tridimensional, impressiona pela minuciosidade e originalidade.

O papercraft ou pepakura é uma técnica de construção de objetos semelhante ao origami. Geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente.

A arte tem se popularizado cada vez mais, e com a internet, trabalhos incríveis como o da Urban Craft merecem divulgação. Em entrevista exclusiva, Susu falou ao FTC um pouco mais sobre como começou este trabalho:

follow-the-colours-urban-craft-01

FTC:  Como surgiu a ideia de começar sua própria marca?

Comecei a criar peças para presentear amigos. Logo, dada a aceitação dos produtos, há um ano resolvi fazê-los profissionalmente. Hoje, a Urban Craft tem parceiros ilustradores, artistas de colagens, e está com projetos em andamento com grafiteiros. Novidades vêm por aí!

follow-the-colours-urban-craft-02

FTC: Como são produzidas as peças da Urban Craft?

Tridimensionais, elas são criadas a partir da técnica papercraft, uma prática onde as obras são feitas inicialmente em um software 3D e em seguida montadas através de dobraduras. Todas as peças utilizam papel de alto padrão e espessura, o que garante firmeza e durabilidade.

follow-the-colours-urban-craft-03

follow-the-colours-urban-craft-04

FTC: E o processo criativo de suas obras, como se dá?

Todas as peças são cuidadosamente dobradas, pintadas e ilustradas à mão. O processo criativo vai desde o planejamento do conceito até sua construção detalhada, acabamento e desenvolvimento de embalagem adequada para cada modelo.

follow-the-colours-urban-craft-05

follow-the-colours-urban-craft-06

follow-the-colours-urban-craft-07

Com peças exclusivas e produção 100% artesanal, a Urban Craft tem apostado em parcerias com diferentes expressões artísticas com o intuito de criar trabalhos originais para seus clientes.

follow-the-colours-urban-craft-08

ftc-papercraft-obras-papel-urban-craft-03

follow-the-colours-urban-craft-09

follow-the-colours-urban-craft-10

follow-the-colours-urban-craft-11

follow-the-colours-urban-craft-13

Para saber mais e adquirir, vale acessar a loja online da marca. 

Fotos: Ana Wander Bastos.

Jornalista de moda e lifestyle, Selena Escher trabalha com conteúdo. Capricorniana e pesquisadora constante, adora arte, conhecer novas culturas, viajar, comer bem, a década de 1920, música, assistir a filmes e sentir-se livre.

Selena Escher – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários