O que uma desenhista e ilustradora, apaixonada por bordados e trabalhos manuais, poderia fazer ao unir todas as suas paixões? Desenhos tipográficos bordados em bastidores de madeira, é claro.

Ok, para nós pode não ser tão óbvio, mas para a artista venezuelana Valeria Molinari, esse era o caminho a ser seguido. Uma apaixonada declarada por experimentos, ela cria novos handletterings misturando cores, padrões, diferentes tipos de fios e materiais ao bordar frases e palavras em tecidos. O resultado mistura delicadeza e frases de impacto.

Nos últimos anos, Valeria tem se dedicado a temas ligados à diferença social, principalmente a questão feminina e dos gêneros. Por isso, a mistura de elementos e materiais usados no bordado ajudam a compensar o peso do assunto com “a delicada e ‘feminina’ estética da técnica usada”, como diz a artista.

Antes de começar a bordar, a ilustradora desenha com lápis e papel as frases e palavras que serão transportadas para o tecido. Depois, é só dar vida ao traçado com muitas cores e criatividade.

“Como uma pessoa criativa, eu gosto de desenho, gravura, lettering, costura, animação e cerâmica; Assim, posso dizer que eu amo experimentar, não só com estilos e superfícies, mas em geral. Adoro aventuras, conhecer coisas novas e explorar lugares. No meu trabalho, brinco com elementos tipográficos, linguagem e frases de impacto que têm um papel importante na formação da sociedade.”

Os bordados são vendidos pela internet e custam de 40 a 150 dólares. Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos por Valeria Molinari, é só acessar o site da artista.

Daniela Fagundes é Jornalista que sonha em ser escritora e escritora que brinca de assessora. Encantada por gente, ideias, viagens e conversas de botequim. Mineira de coração, já morou na Espanha e em Portugal, e dedica seus dias a conhecer novos lugares. Viciada em frio na barriga, arte, passagens baratas, Candy Crush e palavras.

Daniela Fagundes – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários