O fotógrafo James Ball, especialista em retoques digitais, e historiador visual, que é conhecido pelo pseudônimo de Docubyte – celebra o futurismo dos carros-conceito italiano em uma série super colorida intitulada “Wedged Wonders”. A série de imagens reúne uma infinidade de modelos que definiram e marcaram uma época, que foram feitos entre 1968 e 1979 pela famosa Carrozzeria – as famosas casas de estilo vanguardistas italianas.

Ao longo do final dos anos 1960, marcas como a Bertone, Pinfarina e Italdesign competiam pelos automóveis mais artísticos com lindas tintas esmalte, com seus carros expostos que exibiam seu design como novos experimentos em manufatura. Nunca produzidos em massa, essas “maravilhas” permaneceram como únicas e, em última instância, foram definidas como raridade.

Alfa Romeo Carabo / Marcello Gandini / Bertone / 1968

WEDGED WONDERS

Fotografado no Museo dell’automobile em Turin, no Museu Histórico Alfa Romeo em Milão, e no P​arco e Museo del Volo​ em Marese, cada carro foi restaurado digitalmente por Docubyte à sua forma original. Com muitas das marcas de automóveis enfrentando dificuldades financeiras, alguns veículos foram vendidos para donos particulares e foram preservados, mas outros não tiveram tanta sorte.

Da legendária Lancia Stratos Zero de 1970, ao Alfa Romeo Carabo elegantemente inclinado e inovador de 1968, a série captura a era onde as formas do trapézios e triângulos eram reis, e que depois foram evoluindo com as décadas, segundo o site DesignBoom. Confira:

Alfa Romeo 33/2 Coupe Speciale / Leonardo Fioravanti / Pininfarina / 1969

Alfa Romeo Cuneo / Paolo Martin / Pininfarina / 1971

CARROS-CONCEITO

Apesar de serem carros-conceito – veículos protótipos feitos para mostrar novos estilos e tecnologias, muitas vezes criados para serem expostos em exibições automobilísticas para avaliar a reação dos clientes ou fazerem parte de projetos inovadores que podem ou não serem produzidos em massa, é bem fácil imaginar estes designs, os vernizes e cores de tintas neste cenário atual, neste local euautopecas.pt – ou seja, aplicados no mundo em que vivemos hoje, não?

Ferrari Rainbow / Marcello Gandini / Bertone / 1976

Ferrari 512s Modulo / Paolo Martin / Pininfarina / 1970

Lancia Stratos Zero / Marcello Gandini / Bertone / 1970

Alfa Romeo Navajo / Marcello Gandini / Bertone / 1976

Autobianchi Runabout / Marcello Gandini / Bertone / 1969

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários