Participantes do WOW, Women on Walls, concorrem a 60 vagas para aulas e mentoria exclusivas ministradas pelas mulheres mais influentes no universo da arte urbana mundial

Com curadoria e produção de diversos projetos disruptivos e internacionais que garantiram visibilidade para artistas ao longo de quase uma década de atuação, em 2020, o Instagrafite lançou o WOW (Women On Walls), o 1º programa internacional gratuito de capacitação para mulheres artistas visuais.

Com idealização e curadoria de Marina Bortoluzzi, o braço feminino do Instagrafite, o programa único no mundo abastece a comunidade artística da nova geração ou em busca de oportunidades, com conhecimento prático e mentoria especializada. Graças a rede de conexão, a 1ª edição já contou com as mulheres mais influentes neste universo para as aulas, como a artista Rosana Paulino, Criola, Faith 47, Poni e Nina Pandolfo.

A marca de Sandálias Ipanema, que contempla artistas mulheres em seus projetos, deu “match” genuíno com o projeto, trazendo ainda mais força ao investimento na profissionalização de artistas urbanas e contemporâneas ao WOW Ipanema

AS INSCRIÇÕES PARA O WOW – WOMEN ON WALLS

Até dia 19 de abril de 2021, o WOW Ipanema abre inscrições para a 2ª temporada de participantes. Basta responder o formulário no site com questões sobre perfil, trajetória e arte. Não é obrigatório ter experiência ou currículo, o que conta mais são as vivências da artista e sua arte (apresentada através do envio de imagens e link das redes sociais).

As inscritas passam por uma comissão avaliadora, composta por mulheres do mercado das artes. Para esta edição, serão 60 vagas selecionadas e reveladas dia 26 de abril, em um mix de artistas iniciantes e artistas em desenvolvimento, primando pela pluralidade: 50% destinadas a mulheres negras e pardas; 20% destinadas a mulheres indígenas e/ou de comunidades tradicionais; 20% destinadas a mulheres de fragilidade econômica e 10% destinadas a mulheres transgênero, transexuais ou travestis.

West Side Gallery com 14 alunas WOW contratadas

Mais do que aprendizado de conteúdo como “organização financeira e planejamento de carreira” ou “construção de portfólio e conteúdo digital”, além do ensino de novas técnicas, o WOW Ipanema abre espaço de forma real às participantes, acelerando o reconhecimento e espaço no mercado das artes no Brasil e no mundo.

“De longe essa foi umas das melhores formações que já fiz. Inspiradora, motivadora, questionadora, provocante. Foi uma experiência potente inclusive por suas metodologias e cenários construídos para a inclusão de debates contemporâneos e pertinentes como feminismo e luta antirracista, movendo e alicerçando nossas passadas na direção do mundo que queremos criar”, comenta a aluna Georgia Cardoso, de Fortaleza.

Arte da aluna WOW Monica Barbosa no West Side Gallery II Edição

No passado, essa concretização fluiu numa velocidade instantânea: o Instagrafite introduziu diversas alunas do WOW para a II Edição da West Side Gallery, um dos maiores corredores de arte urbana da região metropolitana do Estado de São Paulo e do Brasil. Entre elas, alunas escolhidas foram convidadas para pinturas de murais como Ju Vomero, Jess Vieira, Aline Awel, Kelly Reis, Jady Salvático, Mônica Barbosa e Chermie. Artes autorais expressaram a força, sensibilidade e intuição feminina em obras originais e autorais das artistas convidadas.

Com produção do Instagrafite, artistas negras do WOW também realizaram pinturas em larga escala em empenas de São Paulo, como a artista Ziza e a Gugie em Florianópolis.

COMO FUNCIONARÁ A MENTORIA EM 2021

Diferente do ano anterior, as novas 22 aulas acontecerão online às segundas, quartas e sextas de maio e junho, das 10h às 12h. As mentorias contarão com 6 curadoras e/ou agentes de arte que oferecerão seus comentários e análise para 10 artistas participantes cada, uma no começo do programa e outra ao final, justamente para avaliar melhor o desenvolvimento da artista mentorada. As mentorias terão duração de 30 minutos a 1 hora, a depender das convidadas.

Para o fechamento dessa edição, haverá projeção em prédios de São Paulo com a arte das artistas que concluírem o programa, entre outras surpresas de premiação que o Instagrafite com Ipanema estão preparando.

Curadoria Instagrafite + artista WOW em empena de Floripa

As aulas de 2020 podem ser assistidas pelo youtube do programa. Mais informações e inscrições você encontra no Insta oficial e site do WOW Instagrafite.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários