FTCMag

Artista Saramello inaugura exposição com pinturas baseadas em gatos de rua

exposição Saramello França Ils sont partout pinturas gatos Napoleão

A artista brasileira Saramello inaugurou recentemente sua primeira exposição solo na França, intitulada “Ils sont partout” (“Eles estão em toda parte”).

Sara apresenta uma série inédita de pinturas retratando o Palácio Château de Fontainebleau e suas personagens, com um porém: tudo é contado sob a visão dos gatos que vivem nas ruas da cidade na França. (Fontainebleau fica há 40 minutos, de trem, de Paris e é uma linda cidade imperial). 

A artista passou meses observando os gatos que passeiam livremente pelas ruas durante o dia (a maioria têm sua “própria” casa, não são gatos abandonados) e, seguindo a temática de seu trabalho, criou desenhos dos animais em situações irreverentes que mostram um pouco do cotidiano na cidade francesa.

Todos os gatos pintados nos quadros realmente existem. E foram filmados e fotografados durante o período de pesquisa, como parte de seu processo criativo. Um detalhe bem bacana: todas as estampas pintadas como background dos quadros, são estampas que existem na tapeçaria e mobiliário dos apartamentos do château.

“A décor deste palácio é de uma riqueza de cores, estampas e detalhes impressionantes e, como dizem os franceses, ‘Je suis tombé amoureuse’ desde o primeiro momento em que o visitei. Em meu trabalho gosto de representar os animais nos contando histórias, de uma forma lúdica e onírica e, quando cheguei à Fontainebleau, a imaginação vôou longe em meio a tanta riqueza cultural e visual. Para mim, o Château de Fontainebleau é muito mais lindo  que o de Versailles (mais conhecido popularmente)”.

Confira algumas peças:

A gatinha desse quadro (com a cara simetricamente dividida em duas cores) foi encontrada no quintal do prédio e alimentada pela artista durante uns três meses. Após perceber que ela estava perdida (sob chuva e muita fome), Saramello pediu auxílio a uma clínica veterinária da cidade que logo descobriu que a gata havia sido abandonada pela antiga proprietária. A partir desse dia o animal foi encaminhado a uma ONG e ‘ganhou’ uma pintura como uma recordação pelos meses de amizade.

A mostra segue em cartaz até 27 de junho na Galerie 17.Arts – 17, rue Paul Seramy – 77300 – Fontainebleau. Quem estiver por Paris nesse período, vale fazer uma visita ao castelo e depois dar uma “esticadinha” até a galeria para conferir de perto a exposição. 

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Sair da versão mobile