FTCMag

ArtRio 2016: nossa visita à fantástica feira de arte moderna e contemporânea no Pier Mauá

A 6ª edição da ArtRio 2016 levou ao Rio de Janeiro, dos dias 28 de setembro a 02 de outubro, o melhor do cenário da arte moderna e contemporânea nos armazéns do Pier Mauá. Confira destaques das obras e visita que fizemos! 

O evento tem como principais objetivos fomentar a produção, divulgação e distribuição da arte brasileira no país e no exterior. Neste ano, a ArtRio 2016 – Feira Internacional que reúne artistas do Brasil e do mundo, trouxe mais de 49 mil pessoas à cidade, 50 colecionadores e curadores, além de 73 galerias, sendo que 19 delas realizavam sua estreia.

A importância do mercado artístico no Brasil foi reforçada, da mesma forma como a prática de doações de obras para museus e coleções públicas foi extremamente incentivada.

O FTC teve o prazer de vivenciar uma sexta-feira inteirinha na ArtRio a convite da Heineken, marca que apoiou a iniciativa pelo segundo ano consecutivo. Hoje você confere alguns destaques e obras do que vimos:

No Pier Mauá

Ao caminhar pelos armazéns inspiradores, circulando num vai e vem de tirar o fôlego diante de obras excepcionais, cedo ou tarde os pés ficavam doloridos, mas a vontade de continuar saboreando as cores e ver tanta inspiração por ali não acabava.

Hilal Sami Hilal – Artista multimídia brasileiro, gravura em metal; 

Daniel Acosta – Artista brasileiro, gravura em madeira; 

Regina de Paula – Artista brasileira, fotografia;

José Damasceno – Artista brasileiro, pinturas;

Roberto Magalhães – Artista brasileiro, desenhos;

Giovani Caramello – Artista brasileiro, esculturas hiper-realistas;

Andrey Rossi – Artista brasileiro, retratos pinturas;

Jorge Mayet – Artista cubano, escultura;

Joana Vasconcelos – Artista portuguesa, escultura e crochê;

Luiz Monken – Artista brasileiro, instalação;

Gustavo Speridião – Artista brasileiro, desenho;

Ramonn Vieitez – Artista brasileiro, figuras misteriosas, pintura;

Xevi Solà – Artista espanhol, pinturas;

Antônio Gomide – Artista brasileiro, pintura e desenho;

Entre uma sede e outra, podemos curtir o Heineken Pop-up City Lounge, um projeto global de bar itinerante com design muito bacana, contemporâneo e com um jogo de luz em formato de estrela. Poder relaxar e recuperar as energias nos espaços exclusivos foi fundamental para não perder o pique.

O local por si só já era uma obra de arte: em formato de geodésicas e com sofás, o lounge foi decorado com as cores da marca, vermelho, branco e verde, e proporcionava o descanso necessário. Além de carregadores de celulares estratégicos que salvaram muita gente, a cerveja gelada era simplesmente renovadora.

Lá era possível conversar e trocar as impressões com pessoas interessantes sobre a feira de arte sensacional. Com criatividade de sobra, a utilização de elementos vazados em linhas transversais permitia observar o estilo dos carioca presentes, dos brasileiros e visitantes do exterior que transitavam pela exposição.

Uma experiência com certeza muito marcante! A cobertura de tudo o que rolou na ArtRio e a relação completa de galerias, artistas, você encontra acessando o próprio site do evento. Em 2017, não perca!

*O FTC viajou para o Rio a convite da Heineken. 

Fotos: Marina Gallegani e Divulgação.

Sair da versão mobile