FTCMAG Cooltura AWE: Como o poder da admiração pode melhorar sua vida
Cooltura

AWE: Como o poder da admiração pode melhorar sua vida

A emoção de awe produz uma infinidade de efeitos positivos. Aqui estão 10 maneiras de sentir essa admiração no cotidiano;

Ignorada em grande parte até ao início dos anos 2000, a emoção de awe (em inglês), que pode ser descrita em português como sensação de deslumbramento, contemplação e transcendência à frente de algo grandioso ou inesperado; espanto ou temor ao “sentir-se pequeno diante da natureza”, vem sendo associada a efeitos positivos diversos, da gentileza à resiliência.

Apesar de vários estudos atuais oferecerem diferentes perspectivas sobre sua relevância – o 1º foi realizado em 1757 por Edmund Burke, filósofo, teórico político e orador irlandês, que gerou uma grande revolução com suas ideias. Em Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo, Burke detalhou que podemos sentir o sublime não apenas através de rituais religiosos ou em comunhão com Deus como se acreditava, mas através de experiências perceptivas cotidianas como ouvir trovões, ser movido por uma música e ver padrões repetitivos na luz e na escuridão. 

Séculos depois, cientistas e psicólogos voltaram sua atenção ao assunto para pesquisar os efeitos cognitivos, emocionais e motivacionais das experiências do awe. A conclusão é que este tipo de admiração pode ser mais inspiradora do que uma explosão ocasional de euforia. Uma das teorias para explicar o sentimento é o encolhimento do ego frente aos feitos impressionantes, já que passamos a nos sentir um “grão de areia”.

Impactante o bastante para fazer mudanças profundas sobre nossa compreensão do mundo, este ato de se impressionar com um acontecimento ou um cenário, como observar as antigas Pirâmides de Gizé, tomar uma xícara de café perfeitamente preparada, enxergar a espiral de Fibonacci em uma casca de árvore, pode ajudar a alcançar um melhor estado da autoconsciência e melhorar a saúde mental, física e espiritual.

Associamos admiração a paisagens épicas e grandes feitos, mas ela pode ser encontrada em experiências muito mais humildes;

O impacto das experiências extraordinárias

O awe possui então, um incrível poder que afeta até o nosso sistema imunológico por meio de citocinas, elementos responsáveis pelo controle de reação do nosso corpo a processos inflamatórios. Além disso, estimula a criatividade, o bem-estar, a compaixão e a quebra de padrões, tornando as pessoas mais gentis, acalmando a mente e encorajando o senso crítico em relação a tentativas de convencimento.

Também promove a espiritualidade e a identificação de propósito na realidade, aumenta a socialidade e a humildade, melhora o humor, desenvolve o pensamento crítico e a satisfação com a vida, diminui a impaciência, modifica a concepção acerca do tempo e incentiva a busca de crescimento pessoal, ajudando as pessoas a se aproximarem de seu eu “autêntico”.

Você já teve a sensação de estar na presença de algo que transcende a sua compreensão do mundo?

A vastidão têm o potencial de conectar as pessoas com algo maior do que elas mesmas, levando-as a reavaliação de ideias ou crenças à luz de novas informações;

Como experimentar o awe no cotidiano?

Em um mundo hiperconectado e de policrises, há um grande anseio por transcender a vida cotidiana. A busca por este estado de contemplação pode ser incessante, já que pela lógica, uma experiência extraordinária seria algo que não ocorre todos os dias.

Mas apesar desta emoção ser potencialmente parte do desenvolvimento de cada um, uma perspectiva intimamente ligada à curiosidade e à exploração, a admiração pode ser encontrada em qualquer lugar, por qualquer pessoa, se estivermos abertos e atentos a ela. Ou seja: felizmente, não é preciso fazer uma performance junto da Beyoncé em um palco para experimentar uma vivência associada ao awe.

1 – Entre na natureza e observe

A vastidão da natureza – árvores altas, montanhas, o comportamento animal, padrões (cascas de árvores, veias nas folhas, teias de aranha) podem fazer você se sentir admirado, mesmo que você não espere que isso aconteça.

2 – e se não puder, assista a programas sobre o assunto

Estudos mostram que os vídeos do tipo Planet Earth sobre podem estimular a admiração, particularmente documentários relacionados à natureza (que também estão ligados à diminuição dos níveis de ansiedade).

3 – Escute novas músicas

A música pode provocar fortes respostas físicas. Sentir “arrepios” ao ouvir novas músicas significa que o corpo está experimentando o awe– e isso pode acontecer frequentemente.

4 – Observe pessoas com habilidades únicas

Observe alguém fazer algo que você considera notável. Se não for possível participar de eventos ao vivo, a internet é sua amiga.

5 – Tente entender um novo conceito

Reserve algum tempo para ler, entender e questionar novos conceitos ou uma grande ideia. Pode ser qualquer coisa: física quântica, a reação de Maillard (a reação química que dá aos alimentos a cor dourada), como as ondas são formadas, etc.

6 – Surpreenda-se durante uma caminhada

Faça uma curta caminhada pela sua vizinhança e observe detalhes que você normalmente não notaria: plantas atravessando concreto ou cercas, as texturas de um banco de madeira, os padrões estruturais dos edifícios altos. Aprecie seus sentidos. Sintonize-se profundamente com sua consciência e preste atenção a cor, textura, cheiro e som. 

7 – Documente a beleza do dia a dia

Diminua a velocidade. Crie espaço para que a admiração surja no mundano. Todos os dias durante uma semana, fotografe algo que você acha sutilmente bonito: padrões em seus lençóis quando você se levanta, os cílios do seu cachorro, as mãos do seu filho enquanto eles desenham. No final da semana, reserve alguns minutos para observá-los.

8 – Pergunte aos outros o que os faz sentir admiração

A admiração é subjetiva. Pergunte aos seus amigos e familiares o que os faz dizer “uau” – eles poderão dar dicas livros, vídeos, imagens que podem te emocionar. Prestar atenção às pessoas ao seu redor e refletir sobre aqueles que te emocionaram de alguma forma também pode criar um efeito semelhante.

9 – Explore a arte e a cultura

A arte e a cultura costumam estar ao nosso redor. Veja o design presente na sua cidade, por exemplo. Muitos edifícios, e até mesmo pontes, têm o poder de inspirar admiração. Passear por uma galeria de arte ou um museu também é provável que você encontre uma pintura ou escultura incrível para admirar. Da mesma forma, dá para se maravilhar ao ler uma poesia, um romance inspirador – ou assistir a um ótimo filme.

10 – Quando você sentir awe, continue

Se algo faz você se sentir pequeno, arrepiado ou emocionado, continue. E quando você ficar maravilhado, demore. Tente fazer uma pausa primeiro para absorver as sensações por mais tempo. Resista à tentação de passar para uma próxima tarefa.

As emoções podem ter memória. Se praticarmos o reconhecimento e mergulharmos realmente neste momento, podemos sentir isso mais vezes em nosso dia a dia.

O poder da natureza diminui a importância egocêntrica – e isso exige que revisemos a nossa compreensão do mundo e nosso lugar nele;

As coisas mais maravilhosas que podemos experimentar são as misteriosas. Elas são a origem de toda verdadeira arte e ciência. Aquele para quem essa sensação é um estranho, aquele que não mais consegue parar para admirar e extasiar-se em veneração, é como se estivesse morto: seus olhos estão fechados.”

Albert Einstein

Sair da versão mobile