Tradicionalmente, os cobertores fabricados pela técnica de quilting eram feitos para presentes de ocasiões especiais como aniversários, casamentos e nascimentos. Logo, as temáticas, cores e simbologias bordadas relacionavam-se diretamente com o evento em questão.
No século XXI, além da sua função utilitária, as colchas são frequentemente exibidas como obras de arte e, como tal, também sofreram alterações de estilo e significado. Em 1998, a apresentadora Martha Stewart Living reconheceu as obras de Denyse Schmidt como produções de “estética chique e modernista”. The Modern Quilt Guild considera esse momento um marco do movimento modernista da técnica quilting.
Uma das obras de Denyse Schmidt
Bem, se o quilt moderno quebrou paradigmas e revirou os conceitos da produção manual, as criações de Ben Venom derrubam novos padrões como um verdadeiro strike! Utilizando suportes que ultrapassam os cobertores e alcançam almofadas, flâmulas e até coletes e jaquetas, sua estética traz elementos gráficos do século XX, componentes de movimentos como o heavy metal, punk rock, motorcycle gangs e vintage tattoos.
Com uma temática inusitada para a técnica do quilting, o bordado aparece como uma nova expressão de mídia para o artista, que combina a essência da colagem de padrões resultando em imagens gráficas impactantes. Venom recorta logos e estampas de camisetas e acrescenta outros materiais como o denim, o couro, bandanas, etc. Tal como o quilting tradicional, suas obras são feitas com peças de segunda mão, doadas ao artista. Sua visão explica porque ele mantém esse conceito:
“Ao costurar os tecidos doados em uma peça unificada, as colchas podem exibir uma infinidade de histórias pessoais. A mancha, a lágrima ou o rasgo inexplicável de todos serão incluídos e, quando expostos, os visitantes poderão ver uma parte de si mesma dentro dessa história maior. Uma coleção de memórias, sonhos e experiências passadas estará em exibição sob a forma de uma colcha funcional”.
SOBRE BEN VENOM
Ben Venom formou-se no San Francisco Art Institute em 2007 com um mestrado em artes plásticas. Suas obras foram expostas a nível nacional e internacional incluindo Alemanha, Coreia, Tóquio, Nova Iorque, Dinamarca, a Inglaterra e em Los Angeles. Recentemente, fez residência artística no MASS MoCA e no Museu Young. Lecionou em diversas faculdades e atualmente é Professor Visitante do San Francisco Art Institute.
Seu projeto começou em 2006, quando foi influenciado pelas colchas produzidas por mulheres afro-americanas da aldeia Gee Bend (Alabama, EUA) que estavam expostas no Museu Young (São Francisco). Mudou da área de gravura e pintura para a produção têxtil de maneira autodidata.
Seu processo criativo considera uma ideia geral representada em um croqui manual que é transferida para o Photoshop ou Illustrator até padronizar um tamanho final. Posteriormente, seguem os cortes dos retalhos em formas pré-determinadas (como um quebra-cabeça) unidas pela costura final tradicional do quilt. Venom calcula que a maioria de suas peças leva entre três semanas a um mês – às vezes mais – para ficarem prontas.
Suas produções podem ser acompanhadas em seu site e no Instagram do artista: @benvenom.