Inspirado por mulheres negras, o artista plástico americano Pierre Jean-Louis criou, com o intuito de empoderar essas e outras mulheres, um ensaio para lá de delicado e libertador.
Pierre fotografou e transformou cabelos que formam galáxias, jardins floridos e florestas, com o intuito de associar a beleza afro à força da natureza.
“Eu queria que todo mundo soubesse que a Mãe Natureza é, na verdade, negra, e que toda jovem rainha negra se lembrasse disso”, disse o artista sobre esta iniciativa que ganhou nome de Black Girl Magic (algo como “A Magia das Meninas Negras”).
Ao Huffington Post, Pierre contou que começou a criar suas imagens no final de 2015, motivado por fotos de garotas – ou melhor, modelos – em suas contas no Instagram. E é através do app que o artista, com mais de 90 mil seguidores, divulga e compartilha seus trabalhos.
“As mulheres negras passam por uma lavagem cerebral, e então não apreciam sua beleza. Porém, tenho observado muitas outras sentindo-se confortáveis e orgulhosas o bastante para mostrar suas heranças africanas. Decidi começar esta série para que saibam o quanto nós, homens negros, admiramos seus cabelos.”
Entre cachos poderosos, o resultado da série fotográfica é mágico e único. Concordam? Empoderadas e orgulhosas, sim!