Os desenhos de insetos e de seus ciclos de reprodução podem parecer um tanto quanto científicos para os leigos, mas para a historiadora e estudante de conservação e restauração Mannuella Luz, as ilustrações são fonte de inspiração e serviram de base para a primeira coleção da marca Mirabilia – Bordados Manuais, lançada em maio por Mannuella.
As imagens foram retiradas do livro Metamorphosis, publicado em 1705 pela ilustradora e entomóloga alemã Maria Sibylla. Para a obra, a cientista passou dois anos no Suriname, onde aprendeu sobre o desenvolvimento dos insetos tropicais. Os desenhos representam os ciclos de vida dos insetos em seus ambientes naturais.
Graças às aulas de bordado que recebeu da avó aos 7 anos, as imagens são representadas através de agulha e linha nos quadros de Mannuella. Em uma das peças – com bordado variando entre pontos cheios e pontos de contorno -, são ilustradas as fases de uma mariposa (ovos, lagarta, pupa e adulta) sobre uma planta.
O resultado do encontro entre as duas, distantes no tempo em quase três séculos, pode ser conferido através de suas produções. Confira:
Além dos quadros, a coleção traz ainda kimonos de seda com bordados de escorpião, besouro e outros bichos, em traços fortes de cor preta; e marcadores de livro com ilustrações de plantas e animais.
A palavra ‘Mirabilia’ vem do latim e quer dizer maravilhas.
Acompanhe as criações e veja mais opções dos bordados botânicos de Manuella no Facebook e no Instagram.
Fotos: Amanda de Mendonça.